Projeto de Comunicação Digital de Proximidade, com estúdio de usufruto gratuito, na Biblioteca Municipal de Setúbal.

A Biblioteca Municipal já tem a funcionar o projeto Comunicação Digital de Proximidade, que permite aos cidadãos utilizarem um estúdio para a produção de conteúdos digitais e receber formação nesta área e da literacia mediática. 


Um estúdio de multimédia, a funcionar nas instalações da Biblioteca Municipal e dotado de equipamentos cedidos pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) em regime de comodato, pode ser usufruído de forma gratuita pelos cidadãos por períodos de uma hora, mediante marcação prévia.

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), coordenadora da execução dos projetos que, em 2017, foram vencedores do Orçamento Participativo Portugal na área da Cultura na região de Lisboa e Vale do Tejo, convidou a AMRS e os municípios seus associados a implementarem o projeto Comunicação Digital de Proximidade.

O protocolo, válido por 18 meses e celebrado entre a AMRS e a Câmara Municipal de Setúbal, pioneira na execução do projeto, sublinha a intenção de “aprofundar os níveis de literacia mediática dos cidadãos, ajudando-os a adaptar o exercício da respetiva cidadania às exigências impostas pelo atual ecossistema mediático”.

Outros objetivos são dar a conhecer aos cidadãos “os meios de comunicação da respetiva localidade, incentivando o seu consumo, bem como a colaboração”, promover “uma cidadania ativa e participativa” e formar “um conjunto de atores chave” no município para que, no final da execução do projeto, “possam funcionar como formadores no domínio da literacia mediática”, no âmbito da formação de formadores.

O projeto é implementado através da criação de um estúdio móvel, gerido pela AMRS, e pela formação em literacia mediática nas bibliotecas municipais, as quais são igualmente equipadas com um estúdio dotado de equipamentos semelhantes aos instalados na carrinha que vai percorrer a região.

O estúdio móvel destina-se a ensinar os participantes para a importância da comunicação digital e disponibilizar-lhes o usufruto daqueles recursos, dando preferência a escolas e coletividades.

Em Setúbal já esteve presente na Fundação Escola Profissional de Setúbal e na Escola Secundária Dom Manuel Martins.

A formação em literacia mediática a realizar nas bibliotecas municipais visa “a promoção de sessões de formação em literacia mediática”, que permitam aos participantes ganhar competências para fazer “uma análise crítica e fiel da informação e dos conteúdos difundidos pelos media e pelas redes sociais”.

É também um objetivo a realização de oficinas de comunicação multimédia, as quais podem envolver sessões de formação em literacia mediática ou a produção de conteúdos de comunicação digital para partilha nas redes sociais.