Parque Urbano da Várzea vai ter anel de rega fundamental para o seu desenvolvimento enquanto área de lazer da cidade.

A estratégia de sustentabilidade ambiental que norteia o novo Plano Diretor Municipal de Setúbal foi destacada num artigo científico internacional publicado, no início do mês, na revista “Sustainability”.


O estudo, realizado por investigadores de Portugal, Grécia, Espanha e Polónia, foca políticas de planeamento e ordenamento do território desenvolvidas nestes países para dar resposta aos desafios que estão a ser colocados pelas alterações climáticas.

A Infraestrutura Verde de Setúbal, integrada na recente revisão do Plano Diretor Municipal do concelho, é um dos casos de estudo em realce na investigação.

O exemplo setubalense é visto como uma ferramenta de gestão dos sistemas ecológicos presentes no município, a qual “promove o desenvolvimento sustentável e assegura a conservação dos recursos naturais”.

Esta infraestrutura, refere o artigo, “consiste em diferentes áreas que contribuem para o equilíbrio ecológico do território, incluindo zonas rurais e urbanas, abrangendo 91 por cento do concelho”.

O estudo acrescenta que a estratégia implementada em Setúbal “promove o desenvolvimento sustentável através da harmonização entre utilizações urbanas e rurais e da integração e valorização do património natural, cultural e paisagístico, além de requalificar e regenerar áreas com grande importância ambiental”.

“Sustainability” é uma revista internacional de caráter científico, multidisciplinar e académica, onde os artigos publicados são analisados pela própria comunidade científica.

A publicação divulga artigos dedicados aos temas do meio-ambiente, cultura, economia e sustentabilidade social.

O caso de Setúbal é destacado no artigo “Spatial Planning Response to the Challenges of Climate Change Adaptation: An Analysis of Selected Instruments and Good Practices in Europe” e está disponível para consulta online nesta ligação.