Mostra das Tradições Marítimas - Parque Urbano de Albarquel

A Mostra de Tradições Marítimas, certame organizado pela União das Freguesias de Setúbal com a Câmara Municipal e as juntas de freguesia do Sado e de São Sebastião, termina no dia 18 de junho, no Parque Urbano de Albarquel, com uma corrida de botes a remos e um almoço-convívio da comunidade piscatória.


O último dia do certame começa com a tradicional Corrida de Botes a Remos no rio Sado, defronte do Parque Urbano de Albarquel, às 10h00, seguida, às 13h00, do encontro da comunidade piscatória num almoço-convívio.

Exposições, gastronomia, animação musical, atividades náuticas, oficinas educativas e ações de sensibilização são atrativos da Mostra de Tradições Marítimas, iniciada a 31 de maio, Dia Nacional do Pescador, com a deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.

Para ver até dia 18, no Parque Urbano de Albarquel, há uma exposição de apetrechos de pesca, artesanato do mar, círios marítimos, oficinas marinhas e das tradições marítimas e do projeto Escola Azul.

O espaço urbano de lazer da frente ribeirinha da cidade, epicentro das comemorações, recebe também a mostra gastronómica “Petiscos com Sabor a Mar”, aberta das 11h00 às 22h00, a qual é acompanhada de um programa de animação musical com concertos às 20h00,  com atuações de Os Metralha, a 16 de junho, e The Bossa Alibi, a 17.

O concerto de encerramento, no dia 18, a partir das 18h30, está a cargo de Os Alcorrazes.

As comemorações organizadas em parceria com o movimento associativo contam ainda com a exposição fotográfica “Famílias do Mar”, patente no espaço público na Avenida José Mourinho, junto da Doca dos Pescadores, até 18 de junho.

Destaque ainda para uma oficina de sensibilização para a segurança náutica, no dia 17, às 10h00, no Parque Urbano de Albarquel.