Festa final das comemorações dos santos populares pela comunidade sénior.

Mais de uma centena de idosos, utentes de oito instituições do concelho de Setúbal, participaram no dia 29 de junho, no Parque Sant’Iago, na festa final das comemorações dos santos populares, organizadas pela Câmara Municipal.


A festa foi o culminar de uma iniciativa que colocou decoração alusiva aos santos populares elaborada pela comunidade sénior, através do Grupo EnvelheSeres, nos largos da Misericórdia e da Ribeira Velha e no Parque Sant’Iago, neste último local por ocasião do Piquenicão Concelhio.

Um lanche, apresentação de marchas populares e baile compuseram o programa da festa, na qual marcou presença o vereador da Câmara Municipal com o pelouro dos Direitos Sociais, Pedro Pina.

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, a AURPIA – Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão, o Centro Social e Paroquial de S. Sebastião, o Centro Comunitário da União das Freguesias, a Associação Humanitária e Bem-Fazer de São Paulo, o Espaço MaiorIdade, da Junta de Freguesia de S. Sebastião, a Santa Casa de Misericórdia de Setúbal e a Venerável Ordem Terceira de N.ª Sr.ª do Monte do Carmo foram as instituições presentes na festa.

Participaram ainda na iniciativa, que envolveu um total de 200 pessoas, a Associação de Socorros Mútuos Setubalense, a Cáritas Diocesana de Setúbal, o Conforto dos Avós, a Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, a LATI e a Sado Acolhe.

O EnvelheSeres é um grupo informal composto por técnicos e técnicas de entidades locais com intervenção na área do envelhecimento e tem como objetivo a promoção do conhecimento sobre aspetos associados a esta questão, dinamizando ações direcionadas à população sénior, tendo em vista o exercício da cidadania participativa e inclusiva.