Lixo marinho

O problema do lixo marinho, em particular os microplásticos, está em reflexão, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, na segunda edição de uma conferência nacional que junta especialistas na partilha de conhecimento sobre esta matéria.


A 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho e Microplásticos, a decorrer ao longo de três dias na Casa da Baía, é organizada pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho em parceria com a Associação Baía de Setúbal (principal patrocinador), com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da Semana do Mar a decorrer até dia 29.

A sessão de abertura do encontro, agendada para as 09h30, conta com intervenções da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e de representantes da Associação Portuguesa do Lixo Marinho e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Segue-se, às 10h00, o painel “Soluções Políticas e Sensibilização”, com uma sessão subordinada à temática “Diretivas e legislação”, na qual são abordados temas como o lixo marinho em praias de Portugal, estratégias para o combate ao lixo marinho e a pesca por um mar sem lixo.

“Sensibilização: O Papel da Sociedade Civil” dá tema a nova sessão que foca a reflexão em questões relacionadas, entre outros, com os projetos Coastwatch e Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Cidadania Global”.

Na parte da tarde, a partir das 14h00, a conferência continua com o painel “Economia e Sociedade: Aplicação de Soluções”. Na sessão, com o tema “Do design ao uso”, as intervenções focam temáticas relacionadas, entre outras, o ecodesign de produtos alternativos e estratégias para o plástico no setor do retalho alimentar.

Já na sessão “A vida do fim de vida”, reflexões sobre a reciclagem de plástico na economia circular, a reutilização para evitar os descartáveis e os ecopontos são alguns dos assuntos em destaque.

O encontro, que procura encontrar soluções positivas para os plásticos e para a redução do lixo martinho, inclui, no encerramento dos trabalhos do primeiro dia, uma degustação de petiscos com algas, do projeto Alga4Food, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

No dia seguinte, a 20 de setembro, a conferência começa com o workshop de investigação “Microplásticos”, a decorrer das 09h00 às 13h00, igualmente na Casa da Baía.

Na parte da tarde, com início às 14h30, o encontro leva os participantes para a “Investigação e Desenvolvimento de Soluções Inovadoras”, com a apresentação de soluções que apontam alternativos ao uso do plástico, casos dos projetos YPack, SpraySafe e Spawnfoam.

A conferência reserva ainda a sessão “Soluções para Deteção e Prevenção”, com os intervenientes a partilharem conhecimento sobre os projetos Ocean Clean Sweep e de mapeamento de lixo marinho com recurso a drones low-cost.

A sessão de encerramento, agendada para as 18h00, inclui alocuções de representantes da Câmara Municipal de Setúbal, da Associação Portuguesa do Lixo Marinho e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, a que se segue uma ação de promoção do carapau, pela Docapesca.

O evento propõe ainda uma ação de monitorização e limpeza na Praia de Albarquel, a realizar no dia 21, entre as 09h00 e as 13h00, no âmbito do Dia Nacional da Limpeza de Praias. A autarquia assegura o transporte desde a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Os resultados da monitorização são, depois, adicionados à base de dados de lixo marinho na Europa, disponível na página de internet do Marine Litter Watch, da Agência Europeia do Ambiente.

A conferência tem inscrições, pagas, a decorrer, que podem ser realizadas online em /www.aplixomarinho.org/.

A 2.ª Conferência Portuguesa sobre Lixo Marinho e Microplásticos está integrada na Semana do Mar 2019, evento promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, a realizar entre os dias 19 e 29 de setembro, com conferências, visitas a veleiros emblemáticos e diversas atividades náuticas.