A sétima arte está em destaque com o ciclo “Clube de Cinema – É Português? Não presta!”, todas as quintas-feiras, às 21h30, na Sala José Afonso, com “Aparelho Voador a Baixa Altitude”, de Solveig Nordlund, a ser o primeiro filme a exibir em dezembro, no dia 6.

O ciclo de cinema, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela associação Experimentáculo, com bilhetes a 1 euro, conta ainda com a exibição dos filmes “Sangue do Meu Sangue”, de João Canijo, a 13, “Crónica dos Bons Malandros”, de Fernando Lopes, a 20, e “Alice”, de Marco Martins, a 27.

Ainda no cinema, realiza-se uma sessão do ciclo “Curtas Sadinas 2012 – Conversas com Realizadores”, no dia 12, às 21h30 na Sala José Afonso, com a apresentação da curta-metragem “Da Realidade e da Ficção”, apresentada pelo autor, Pedro Semedo. A organização é da Câmara Municipal e a entrada é gratuita.

Também os mais novos foram contemplados na programação cinematográfica com a sessão de cinema infantil “Winnie the Pooh”, que decorreu no dia 1, na Sala José Afonso.

“Elis Regina – 30 anos depois” é um dos eventos que compõem a programação musical da Casa da Cultura, com a interpretação de temas da diva da música brasileira, na passagem do trigésimo aniversário da sua morte. A iniciativa, de entrada gratuita, organizado pela Autarquia e a DDLX, dia 7, às 22h00, no espaço Café das Artes, inclui ainda uma exposição evocativa.

Em dezembro, também às 22h00, com entradas a 3 euros, há ainda atuações dos E-Vox, dia 8, de apresentação do novo trabalho discográfico “Pelo sonho é que vamos”, dedicado a Sebastião da Gama, e dos Hell Hound e Fast Eddie, a 29, concerto no âmbito do programa “Emergências”, organizado pela Câmara Municipal e a Experimentáculo, que já contou com a participação de Kalafate, no dia 1.

Ainda na música, o pianista Fernando Cruz dinamiza o programa “Piano Bar”, com atuações nos dias 13 e 20, às 22h00, no Café das Artes, com entrada gratuita, iniciativa organizada pela Câmara Municipal.

O “Lugar ao Fado” dá voz a Manuel Guerra, acompanhado à guitarra por António Jorge e à viola por David Sousa Carlos, numa noite que recorda canções de José Afonso e celebra o Fado de Coimbra. O espetáculo é no dia 15, às 22h00, na Sala José Afonso, com entradas a 3 euros.

O Coro da Casa da Achada atua no dia 21, às 22h00, na Sala José Afonso, no âmbito do programa “Ciclo de Música Popular Portuguesa”, organizado pela Câmara Municipal e pela Associação José Afonso, num espetáculo com bilhetes e 3 euros.

A programação dedicada à literatura começa com a apresentação de dois livros, “Resgates do Tempo”, de Maria José Almeida, na Sala José Afonso, e “Criar, Trabalhar, Valorizar – As mulheres contribuem para o desenvolvimento do país”, do Movimento Democrático de Mulheres, dia 8, às 16h00, no Café das Artes, iniciativa da Câmara Municipal, de participação livre.

Um debate sobre o livro “As Mulheres da Fonte Nova” ocorre no dia 14, às 21h30, na Sala José Afonso, com a participação da autora, Alice Brito, da editora, Ana Maria Pereirinha, da escritora Cristina Carvalho e da historiadora Luísa Tiago de Oliveira, no âmbito do programa “Muito Cá de Casa”, uma organização conjunta da Câmara Municipal e da DDLX, de entrada gratuita.

Igualmente com entrada livre decorre a apresentação do livro “Música Portuguesa com Partituras e Tablaturas”, dia 22, às 21h30, na Sala José Afonso, organizada pela Câmara Municipal e a Associação José Afonso. O livro, de Fernando Couceiro, apresenta dez arranjos para guitarra clássica de temas intemporais da música portuguesa.

O teatro marca igualmente presença no programa de dezembro da Casa da Cultura, com a apresentação do espetáculo “Texto em Cena”, dia 28, às 22h00, na Sala José Afonso. A iniciativa, com entradas a 5 euros, celebra o aniversário do TAS – Teatro Animação de Setúbal, companhia organizadora do evento em parceria com a Câmara Municipal.

Também o teatro infantil está em evidência com a apresentação, nos dias 15 e 22, às 10h30, na Sala José Afonso, dos “Contos da Sr.ª Zagallo”, pelo Teatro do Elefante. A entrada é de 3 euros por criança e 5 por adulto.

O Teatro do Elefante dinamiza também, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 17h45, na Sala José Afonso, a Escola de Artes Performativas, destinada a todos os públicos, de bebés a adultos. Mais informações podem ser obtidas através do correio eletrónico elefante@teatrodoelefante.net.

Aos sábados, às 11h30, há aulas de expressão musical para crianças e jovens, dinamizadas pela Capricho Setubalense, que dinamiza ainda formação musical, de segunda a sábado, a partir das 11h30, tudo na Sala José Afonso. Mais informações em capricho.setubalense@gmail.com.

A sessão “Às voltas com o direito à indiferença”, do Ciclo de Conversas Interculturais, também se realiza na Casa da Cultura, dia 6, às 21h30, no Café das Artes, com o debate de assuntos relacionados com a homossexualidade, a bissexualidade e transexualidade. A iniciativa é da Câmara Municipal e das instituições ACVS e EAPN, com o apoio da SEIES, Projeto Vaivém e ILGA – Portugal.

A fotografia suscita igualmente um encontro onde todos podem participar, também no dia 6, às 21h30, no Espaço das Artes, numa organização conjunta da Autarquia e da Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal.

Em dezembro estão patentes na Casa da Baía várias exposições como a “World – Exposição Internacional de Fotografia”, até dia 30, no Espaço das Artes, organizada pela Câmara Municipal, pela Artiset e pela United Photo Press, visitável de terça a sábado das 16h00 às 19h30 e das 20h00 às 23h00 e domingos das 16h00 às 20h00.

Há ainda uma mostra de pintura de Annelie Monteiro, até 31, no Café das Artes, promovida pela Autarquia, enquanto no dia 6, às 19h00, é inaugurada a exposição “O Lobo Ibérico”, na Galeria de Exposições, organizada pela Artiset, com a participação da Associação das Artes e das Letras Galego-Portuguesa. Patente até 6 de janeiro, inclui uma reportagem documental sobre o lobo ibérico e conta com um espaço didático para a elaboração de trabalhos por crianças.

Estas duas exposições podem ser vistas no horário de funcionamento geral da Casa da Cultura, de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas e sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.