Uma comitiva da associação Europa Nostra visitou no dia 14 o Convento de Jesus para se inteirar do ponto de situação das obras de requalificação do monumento, incluído, em 2013, na lista dos sete mais ameaçados da Europa.


A visita, que contou com a participação do presidente da Associação Portuguesa das Casas Antigas, Hugo O’Neill, proponente da candidatura do Convento de Jesus à Europa Nostra, insere-se no programa das reuniões de outono do conselho de administração da organização, a decorrerem na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, nos dias 14 e 15.

O projeto Europa Nostra, apoiado pelo Banco Europeu de Investimento, integrou o Convento de Jesus, em junho de 2013, numa lista restrita de sete monumentos europeus ameaçados pelo avançado estado de degradação, com o objetivo de definir possibilidades de financiamento para as obras de requalificação necessárias.

Os esforços desenvolvidos pela Câmara Municipal de Setúbal, que assumiu a liderança das obras, substituindo-se ao Estado, permitiram o avanço, em 2012, do restauro do núcleo museológico e do reforço estrutural da cobertura do monumento e do Coro Alto da Igreja de Jesus.

Os membros da Europa Nostra constataram no terreno o resultado destas intervenções, que permitiram travar a degradação do imóvel do século XV, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

A comitiva também se inteirou do ponto de situação da segunda fase das obras de restauro, que decorrem no Coro Alto e na Sala do Capítulo, bem como das intervenções que aguardam aprovação de candidaturas apresentadas pela autarquia a financiamentos comunitários.

No final da visita, a Europa Nostra foi recebida pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.