a Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2021 contempla um programa extenso entre os dias 3 e 11 de dezembro

A liberdade é o tema central da 25.ª edição do Express’Arte – Encontro de Expressões Artísticas, a decorrer até ao dia 5 de maio, em Setúbal e Palmela, com um programa que divulga a atividade artística desenvolvida por pessoas com deficiência.


Em Setúbal, o programa concentra-se em três espaços, o novo Centro de Administração, Participação, Cultura e Inovação (CAPCI) Sónia Rio, localizado no Bairro Humberto Delgado, o Fórum Municipal Luísa Todi e o Parque da Algodeia, numa organização da APPACDM de Setúbal, com o financiamento da Câmara Municipal e de outras entidades.

Nesta 25.ª edição, o certame integra as Comemorações dos 50 Anos do 25 Abril, com o objetivo de evocar a Liberdade e levar a debate público questões relativas às condições de vida das pessoas com deficiência durante a ditadura e as alterações e evolução ao longo de meio século de democracia.

A 3 de maio, às 18h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, está agendada a apresentação do espetáculo “Liberdade(s)”, da Mostra da Casa, pela Passos e Compassos e pelos vários CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APPACDM de Setúbal.

O concerto “Notas de Contacto”, pela Orquestra de Câmara Portuguesa e a CerciOeiras, é apresentado no dia 4, às 15h00, no CAPCI Sónia Rio, local que acolhe, no mesmo dia, mas às 17h00, o debate “Direito ao Ponto”, o qual tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as condições de vida das pessoas com deficiência durante a ditadura e as alterações e evolução ao longo de 50 anos de democracia.

O debate é aberto pela performance “Ecos da Liberdade numa 4.ª feira qualquer…”, do Grupo Conversas Estranhas à Séria, e conta com a participação de Américo Pereira, da APPACDM de Setúbal, de Helena Albuquerque, da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, de Mariana Balona, da Amnistia Internacional – Núcleo de Setúbal, de Paula Campos Pinto, do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, e do médico Vítor Augusto.

O festival encerra a 5 de maio, às 17h00, no Parque da Algodeia, com o espetáculo “Ai, Liberdade, Liberdade”, do Grupo de Teatro Puzzle, do clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal.

Entre outras iniciativas, a programação integrou o ciclo “Cinema para Mim, Cinema para Ti”, o qual incluiu a exibição, a 1 de maio, as curtas-metragens “Um dia na vida”, de Catarina Biscaia, “Madalena”, de Vítor Branco, e “Mais Livre”, de Beatriz Valente Nunes.

Além de Setúbal, o Express’Arte estende-se ao concelho de Palmela, onde, a 30 de abril, decorreu a abertura do festival.

Desde 1999 que o Express’Arte se constituído como um espaço de valorização e divulgação das potencialidades da população com deficiência ao nível da expressão artística e da criatividade, promovendo os seus trabalhos a nível distrital e nacional.

 

Documentos Relacionados