Os moradores do Bairro de Vila Maria assistiram a um espetáculo de fados que decorreu na noite de 1 de julho na praceta Fernando Lopes Graça, no âmbito do programa “Fado em Setúbal”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Junta de Freguesia de São Sebastião.


A iniciativa, que tem como objetivo descentralizar a cultura, trazendo-a à rua e ao encontro da população, contou com a participação de dezenas de pessoas e muitas outras que se abeiraram das suas janelas e varandas para assistir ao concerto.

Coube a Luís de Matos, membro do executivo da Junta de Freguesia de São Sebastião dar as boas vindas ao público presente, fazendo votos de que “desfrutem deste programa que é realizado com o objetivo de aproximar os fados e a cultura da população de toda a freguesia, incluindo dos bairros típicos”.

Maria do Céu Freitas, Ramiro Costa e Sara Margarida foram os fadistas que animaram a noite, acompanhados pelos músicos Custódio Magalhães na guitarra portuguesa e Vítor Pereira na viola de fado, proporcionando um concerto entusiasmante para o público que bateu palmas e trauteou os temas mais célebres.

“Nem às paredes confesso”, “Tudo isto é fado”, “Canoas do Tejo”, “Lisboa e o Tejo”, “Loucura” e “Cheira a Lisboa” foram algumas das canções que conduziram o público numa pequena viagem pelo vasto e riquíssimo reportório fadista.

Os próximos espetáculos, em São Sebastião, do “Fado em Setúbal”, que integra o programa municipal “Cultura em Movimento”, decorrem a 4 e 12 de agosto, pelas 21h30, respetivamente no campo desportivo da CHE Azeda e no Jardim de Palhais, no bairro de São Domingos.