“Esta é uma festa que demonstra o empenho do movimento associativo e que, ao longo de 12 anos, se afirmou na cidade”, salientou o vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, no dia 12, na apresentação do certame, no auditório da Junta de Freguesia de São Sebastião.

A 12.ª Festanima, organizada pela Associação de Festas Populares de São Sebastião, com os apoios da Junta de Freguesia de São Sebastião e da Autarquia, decorre ao longo de cinco dias num “espaço com características excecionais” que “proporciona uma vista fantástica para a baía de Setúbal”, destacou o autarca.

No recinto na Avenida Belo Horizonte, que funciona todos os dias a partir das 18h00, marca presença uma dezena de coletividades da freguesia de São Sebastião, que apresentam aos visitantes do certame uma oferta gastronómica variada, com petiscos para todos os gostos.

A Festanima, que ano a ano “se reinventa”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, é uma festa “de cariz verdadeiramente popular e que nasce do movimento associativo”. Adiantou ainda que o certame constitui “um importante contributo para as receitas das próprias coletividades”.

Aliado à oferta gastronómica, ao artesanato e aos divertimentos, a 12.ª Festanima proporciona cinco dias de animação musical, sempre a partir das 21h00, com “um elenco de artistas e convidados muito bom”, frisou a presidente da Associação de Festas Populares de São Sebastião, Madalena Lopes.

O programa musical inclui, a 13, uma atuação de Jorge Guerreiro e um baile com Luís Rosa, enquanto a 14 realiza-se a Noite das Madrinhas das Marchas Populares, seguida de um baile com Luís Rouxinol. A 15 há um espetáculo por Catarina Castanhas e um baile com música oferecida por João Tendeiro.

Pelo recinto da Festanima, que funciona até à meia-noite nos dias de semana e até às 02h00 durante o fim de semana, passam ainda, no dia 16, Susana Almeida e Fátima Dias, com um baile. Para a última noite das festividades está reservado um espetáculo de Paulo Ribeiro e um baile por Manuel Marques.

A inauguração oficial do certame está agendada para o dia 13, às 20h00, numa cerimónia a realizar na sede do Grupo Desportivo “Os Amarelos”. Após a sessão, há um cortejo até ao recinto da Festanima, momento acompanhado pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

A realização do certame motiva o encerramento ao trânsito da Avenida Belo Horizonte entre os dias 13 e 17, no troço compreendido entre as ruas Dr. José Barros de Vasconcelos e Rodrigo Ferreira da Costa. Como alternativa os automobilistas devem utilizar as ruas Dr. José Barros de Vasconcelos e D. Pedro Fernandes Sardinha, assim como a Avenida D. Manuel I.