18° Possible Light Rain
Festas de Nossa Senhora da Conceição - Aldeia da Piedade

Uma missa campal seguida de uma procissão pelas ruas da Aldeia da Piedade, Azeitão, concelho de Setúbal, foi um dos pontos altos das Festas de Nossa Senhora da Conceição, que se realizaram junto da Capela de São Pedro, nos dias 16 e 17 de agosto. 


Este ano com menos dois dias de festa, devido às obras de restauro da capela, não foi possível realizar a tradicional quermesse, mas as celebrações religiosas, a gastronomia, com petiscos tradicionais nas várias tasquinhas instaladas no recinto, e bailes pela noite fora garantiram a animação.

Uma missa campal, seguida de uma procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição, no dia 15, à noite, deu início às festividades que unem as aldeias da Piedade, de São Pedro e da Portela, organizadas por uma comissão de festas, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão.

Segundo o presidente da comissão, Ricardo Balugas, registou-se “uma grande afluência de público, sobretudo na sexta-feira, 16”, dia que começou com a tradicional alvorada, às 09h00, e terminou, à noite, com um baile conduzido por Nuno Ropio.

O programa de dia 17, último das festividades, incluiu, além de alvorada, um baile a cargo de Manuel Marques.

Um dos principais objetivos das Festas de Nossa Senhora da Conceição é a angariação de fundos para as obras de restauro da centenária Capela de São Pedro.

“Este ano foi possível dar início aos trabalhos que vão conter a degradação da capela. A intervenção é feita por fases, à medida que conseguimos ter as verbas necessárias. Para já, está a ser restaurado o telhado e, aos poucos, vamos avançar para as paredes, o piso e o altar”, sublinha Ricardo Balugas.