A cerimónia de hastear da bandeira, dia 5, às 21h30, acompanhada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, marcou a abertura oficial do certame, cerimónia que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do presidente da Junta de Freguesia de S. Simão, João Carpelho.

Antes, pelas 19h00, foi inaugurado o novo estaleiro da Junta de Freguesia de S. Simão. O equipamento, localizado nas antigas instalações do mercado de Vendas de Azeitão, permite melhorar as condições de trabalho dos funcionários e aumentar a operacionalidade dos serviços da Junta.

A primeira noite dos festejos contou com um concerto a cargo da Orquestra Ligeira da Quinta do Anjo, e um baile com o conjunto “Os Condes”.

O artesanato, este ano com mais expositores, e as tasquinhas gastronómicas, onde não faltaram petiscos como caça, choco frito, leitão da Bairrada e caracóis, a doçaria regional, a ginginha e as caipirinhas, foram fortes atrativos do certame.

“Cada tasquinha tinha a sua especialidade gastronómica. Foi uma novidade introduzida nesta edição que resultou muito bem”, adiantou João Carpelho, destacando a “harmonia agradável entre a população, visitantes e o movimento associativo” nas Festas de S. Simão.

No dia 6, o programa contou com um colóquio sobre a história da formação e evolução da freguesia, realizado à tarde, no salão da Cooperativa de Habitação Económica Bairro dos Trabalhadores, local que também acolheu uma exposição de pintura da Universidade Sénior de Azeitão.

A música foi o prato forte da noite do segundo dia de festejos com as atuações da Escola de Música do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso e do grupo “Os Coverdose”.

Os “Lucky Duckies”, com o espetáculo “Glamour e Nostalgia”, foram o ponto alto da animação musical da noite, que continuou ainda com um baile a cargo de Júlio Duarte.

O último dia de festejos incluiu, logo pela manhã, um passeio de cicloturismo, enquanto à noite o grupo de teatro da ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal apresentou a cegada “As Aventuras do Casal Garrafão”.

O programa comemorativo dos 441 anos da criação da freguesia de S. Simão encerrou com um espetáculo de fados, em que participaram vários artistas da freguesia.