Festival Internacional de Música de Setúbal | Desfile "Ao Ritmo da Vida"

O contributo do Festival Internacional de Música de Setúbal para a criação de uma sociedade mais inclusiva foi destacado no dia 20 pelo presidente do município, André Martins, no arranque da décima edição, a decorrer até dia 29.


Setúbal está no caminho da inclusão, da solidariedade e da participação. Ter a mobilização das escolas neste trabalho de envolvimento e participação para sensibilizar para a importância da inclusão é a prova viva desse desígnio”, afirmou o autarca no final da primeira iniciativa do Festival Internacional de Música de Setúbal.

O evento, organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, com financiamento da Câmara Municipal de Setúbal e da The Helen Hamlyn Trust, começou “Ao Ritmo da Vida”, no tradicional encontro e desfile de percussão da comunidade escolar pelas ruas da cidade.

Mais de meio milhar de crianças e jovens, de oito escolas, apresentaram diversos compassos de percussão, num périplo entre o Largo José Afonso e a Praça de Bocage, com passagem pela Avenida Luísa Todi, numa manifestação cultural coletiva em torno linguagem universal da música.

“Envolver as crianças e os jovens neste projeto é, naturalmente, pensar em construir uma sociedade melhor”, frisou o presidente André Martins, ao assinalar uma década de existência de festival. “Dez anos depois, Setúbal está no caminho da inclusão, da solidariedade e da participação, um caminho que continuaremos a percorrer.”

Antes do desfile, as escolas participantes fizeram o aquecimento rítmico no Auditório José Afonso, apresentando à cidade as diferentes composições de percussão ensaiadas, com uma alegria contagiante, e entoando, orgulhosamente, o nome das instituições de representam.

Neste arranque do Festival Internacional de Música de Setúbal estiveram presentes as escolas básicas Barbosa du Bocage, Luísa Todi, Montalvão, Brejoeira, Viso e Azeitão, assim como a Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago e a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, que tem o pelouro da Educação, falou num “evento de grande importância que promove uma interligação muito positiva entre a música, enquanto expressão artística, e a formação educativa de crianças e jovens”.

A autarca acrescentou que esta atividade é um reflexo daquilo que é trabalhado nas escolas. “Vai acontecendo durante o ano letivo e culmina com este trabalho que hoje aqui se apresenta e que também tem vários momentos ao longo dos dez dias do Festival Internacional de Música de Setúbal.”

O festival, que nesta décima edição se apresenta com o tema “Vida e Celebração!”, faz da música e da linguagem cultural o elo de ligação entre músicos profissionais, nacionais e estrangeiros, e a comunidade loca, incluindo mais de milhar e meio de jovens, para criações artísticas e performances musicais marcantes.

Concertos, performances, criações artísticas e exposições integram a programação deste ano, com cerca de duas dezenas de atividades, num misto de musicalidades clássicas e ritmos mais modernos e energéticos, passando pelo jazz e pelas sonoridades menos conhecidas.

O vereador da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, falou num festival de música feito de todos e para todos, com “uma identidade muito própria e uma relação muito estreita com a comunidade educativa”, numa existência marcada por “um trabalho absolutamente extraordinário”.

O evento, acrescentou, “tem vindo a afirmar-se ao longo dos anos com uma grande oferta cultural e de qualidade, juntando a comunidade local a músicos nacionais e internacionais para trazer e partilhar momentos inolvidáveis no âmbito da criação artística e da cultura como percurso de inclusão”.

O primeiro dia da décima edição do Festival Internacional de Música de Setúbal traz ainda um concerto, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com Pedro Abrunhosa, que se apresenta em palco na companhia do Coral Infantil de Setúbal, com direção do maestro Nuno Batalha.

No dia 21, também às 21h00, no Luísa Todi, o guitarrista espanhol Paco Peña, outro dos nomes fortes desta edição do certame, partilha a arte flamenca em concerto com a participação dos Flamenquitos de Sant’Iago e do Coro da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

O programa do festival, com espetáculos diários até 29 de maio traz, também o concerto “Imagens Prismáticas”, a 24, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com o pianista britânico Julian Joseph a fazer-se acompanhar pelo Coro do Conservatório Regional de Setúbal.

Dois dias depois, a 26, às 21h00, o Fórum Luísa Todi recebe a setubalense Cátia Oliveira, que se apresenta com o projeto musical A Garota Não em concerto com a Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela, dirigida por José Condinho.

“Convite à Viagem” é a proposta de dia 27, às 21h00, também no Fórum, performance de Marcelo Bratke para despertar os sentidos do público, com as participações do ator Marco Gambino e do Conservatório Regional de Setúbal, e um filme de Mariannita Luzzati.

Já o concerto “Fado Sinfónico”, a 28, pelas 21h00, no Luísa Todi, junta Cuca Roseta à Sinfonietta de Lisboa e aos coros dos conservatórios regionais de Setúbal e Palmela e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

O encerramento, a 29, pelas 17h30, também no Fórum, reserva uma estreia absoluta, com a atuação da Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Setúbal, dirigida por Bruno Martins, com Marcelo Bratke ao piano e os coros dos conservatórios regionais de Setúbal e Palmela e da Academia Luísa Todi.

A décima edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, conta com dois novos diretores artísticos, o executivo Bruno Martins e o convidado Marcelo Bratke.

“Vida e Celebração!” dá tema a esta edição, com os apoios do banco BPI, da Fundação “La Caixa” e da Delta Cafés, de um certame que se afirma como fenómeno sociocultural de referência, pioneiro e verdadeiramente inclusivo.

O trabalho desenvolvido com a comunidade local, nomeadamente pelas escolas de música, potencia vivências e experiências musicais no processo de crescimento e desenvolvimento de jovens, alguns com necessidades educativas especiais.

A edição 2022 do Festival Internacional de Música de Setúbal, com informações e programa completo na página oficial do evento, tem bilhetes à venda na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi e na Bilheteira Online.

As reservas de bilhetes podem ser feitas pelo telefone 265 522 127 e pelo correio eletrónico bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt, contactos servem igualmente para se obter informações sobre o festival.

 

Documentos Relacionados