A iniciativa, organizada pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, com o apoio da União das Freguesias de Setúbal e da Câmara Municipal de Setúbal, animou o Largo da Fonte Nova entre 12h30 e as 18h30.

De acordo com Cátia Santos, da SEIES, “mais de trezentas pessoas participaram no evento, que correu muito bem”, apesar de ter terminado um pouco mais cedo do que o previsto, devido à queda de chuva no final da tarde de dia 11.

“Animar o bairro, promover a interação entre a comunidade e valorizar a cultura popular e histórica do Troino” foram os objetivos alcançados pela realização da iniciativa, que contou com os contributos, em géneros e monetários, de moradores e comerciantes locais.

Castanhas, batata-doce e bebidas, como água-pé, vinho tinto e sumos, foram os bens doados pela comunidade e consumidos durante os magustos, que contaram, igualmente, com animação musical com artistas cedidos por diversas instituições.

O Coro Sénior do Centro Comunitário de São Sebastião, o Grupo de Bombos da Academia Luísa Todi, e a fadista Susana Almeida, levada pelo Grupo Desportivo Independente, foram alguns dos artistas que animaram o evento, que contou ainda com um workshop de teatro, pela Marca de Água, e declamação de poesia, com poetas da Associação Casa da Poesia.

De salientar que foram também colocados mealheiros em diversos estabelecimentos comerciais, o que permitiu angariar fundos para a realização do evento.

Cátia Santos realça o “espírito de equipa e o esforço dos voluntários da SEIES, bem como a colaboração entre moradores, comerciantes e instituições” que permitiu levar a bom porto a realização do Magusto no Bairro do Troino.