Saúde Mental

Uma ação de formação online, dinamizada até dia 30 no âmbito do programa Março Mulher, tem como objetivo reforçar o conhecimento sobre os impactes das pertenças de género na saúde mental.


“Saúde Mental e Género”, iniciativa a decorrer numa organização da Câmara Municipal em parceria com o Núcleo Distrital de Setúbal da Rede Europeia Anti Pobreza, tem como objetivos fornecer competências a dirigentes e profissionais de organizações e entidades públicas e privadas com intervenção nas áreas do social, da educação e da saúde.

Esta ação, com a participação de 23 técnicos da área social de 17 serviços do concelho, sobretudo de instituições de particularidade social, está a ser realizada desde o dia 10 de março, para reforço do conhecimento sobre os impactes das pertenças de género na saúde mental de homens e mulheres.

Sob orientação de Sofia Neves, professora associada no Instituto Universitário da Maia e membro integrado do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género da Universidade de Lisboa, a formação pretende desmistificar o conceito de género, compreender de que forma a saúde mental condiciona as pertenças de género e conhecer os fatores de desigualdade que afetam a qualidade de vida de pessoas e comunidades.

A iniciativa integra o Março Mulher, programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher, com ações a decorrer ao longo do mês, numa organização conjunta do município e da cooperativa SEIS – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, com o envolvimento de diversas entidades e voluntários do concelho.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página de Facebook da Comunidade Março Mulher.