Três ações de formação gratuitas a realizar entre abril e junho, com inscrições a decorrer, visam fornecer ferramentas e competências nas áreas da nutrição, expressão plástica e massagem ayurvédica para pessoas com idades entre os 18 e os 35 anos.


As ações “Oficina de Expressão Plástica”, “Nutrição: Princípios e Dietética” e “Massagem Ayurvédica: Técnicas e Conceitos” inserem-se numa parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

O curso “Nutrição: Princípios e Dietética” ensina a reconhecer os princípios da nutrição e alimentação, a classificarem os constituintes alimentares e as suas funções e a aplicarem os princípios e regras fundamentais da nutrição e dietética na confeção de diferentes tipos de dietas e na composição de ementas saudáveis.

Quanto à “Oficina de Expressão Plástica” proporciona, entre outros, a aprendizagem de técnicas e materiais de modelação, técnicas de impressão, exploração plástica no espaço bidimensional e tridimensional, conceção e execução de construções bi e tridimensionais, esboço, maquetas e memória descritiva, reutilização e revocação de materiais, utensílios e suportes.

Já a iniciativa “Massagem Ayurvédica: Técnicas e Conceitos” ajuda a identificar, por exemplo, os conceitos subjacentes a esta massagem, também conhecida como indiana, a conhecer as suas indicações e contraindicações, a reconhecer o conceito de energia e os chakras e identificarem a localização dos doshas no corpo.

O projeto formativo é uma iniciativa desenvolvida pela autarquia, através da Divisão de Juventude, em parceria com o IEFP, que pretende dotar pessoas com idades entre os 18 e os 35 anos de ferramentas e competências que sejam uma mais-valia para o futuro.

Todos os cursos têm a duração de 50 horas, com uma componente teórica, à distância, e outra presencial, e garantem aos formandos subsídio de alimentação no valor de 4,77 euros por dia e certificação pelo IEFP.

A participação é gratuita e é necessário que existam, no mínimo, 15 pessoas por turma. Apenas é pedido que os formandos tenham o 9.º ano de escolaridade concluído.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas nesta ligação. As datas e os horários são anunciados em breve.

As aulas presenciais realizam-se em Setúbal, mediante levantamento das restrições inerentes à pandemia e estando garantidas todas as condições de segurança de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente a desinfeção dos espaços e o uso obrigatório de máscara individual.

Esclarecimentos suplementares sobre as formações podem ser obtidos na Divisão de Juventude da Câmara Municipal, com o e-mail dijuve@mun-setubal.pt e o telefone 265 421 082, ou pelo Facebook Juventude Setúbal e o Instagram @juventudesetubal.

Este novo projeto integra um conjunto de ações de formação dinamizadas pela Divisão de Juventude da autarquia voltadas para a formação, casos de “CTRL + [E]studo”, sessões de estudo acompanhado para jovens que frequentem entre o 7.º e o 12.º ano, e o “Workshop do Mês”.