Conferência por António Cunha Bento revelou aspetos da vida e obra de Fran Paxeco

Uma conferência por António Cunha Bento deu a conhecer, a 9 de março, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, aspetos da vida e obra do jornalista, escritor, diplomata e professor setubalense Fran Paxeco.


O percurso enquanto diplomata e a vida no Maranhão, no Brasil, foram temas em foco no encontro conduzido por António Cunha Bento, baseado em pesquisas documentais com textos de historiadores, da imprensa e do próprio Fran Paxeco.

Nascido em Setúbal a 9 de março de 1874 e falecido a 17 de setembro de 1952, Manuel Francisco Pacheco, mais conhecido como Fran Paxeco, escreveu sobre história, literatura e economia, em jornais e revistas, além da publicação de vários livros.

Desempenhou cargos diplomáticos no Brasil e Inglaterra e foi secretário do presidente da República Bernardino Machado.

Além desta conferência, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal recebeu, a 4 de março, um outro encontro, igualmente conduzido por António Cunha Bento, com o tema “Um Olhar sobre Fran Paxeco e os seus livros”.

Igualmente na Biblioteca está patente até 30 de março, uma exposição biobibliográfica sobre Fran Paxeco, do ciclo “Autor do Mês”, com entrada gratuita e aberta de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

As comemorações dos 150 anos do nascimento deste ilustre setubalense prosseguem em 2025, com um programa extenso e diversificado, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.