17° Muito nublado

A Galeria Municipal do 11, abre excecionalmente no dia 1 de junho para assinalar o Dia Internacional da Criança com visitas gratuitas à exposição “Pim Pam Pum”, que faz uma viagem no tempo através de brinquedos que marcaram gerações.


Em “Pim, Pam, Pum”, cujos objetos mais antigos remontam ao século XIX, há carrinhos, bonecas de trapos, instrumentos musicais, cavalinhos de madeira, livros infantis e pinturas, que no dia 1 de junho podem ser vistos das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Esta viagem no tempo dos brinquedos que marcaram gerações, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e patente na Galeria do 11 até ao dia 19 de setembro, é feita com objetos pertencentes à coleção particular de Hélder Esdras Martins.

Formado em Antropologia, Hélder Esdras Martins começou a colecionar brinquedos de todo o mundo desde os 16 anos de idade, depois de ter visitado uma exposição em França sobre a temática.

Atualmente tem mais de dez mil peças, numa coleção que integra os mais variados tipos e origens de brinquedos, e tem participado em congressos, jornadas e exposições, representando Portugal em países como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Colômbia, Brasil e Austrália.

Além das peças particulares do colecionador, a exposição inclui objetos do Museu do Trabalho Michel Giacometti, livros e revistas da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e quadros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

O acesso à Galeria do Municipal do 11 é limitado ao máximo de seis pessoas, devidamente distribuídas pelo espaço por forma ao cumprimento do afastamento social.

As normas instituídas para proteção de utentes e funcionários incluem ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual ou viseira e de desinfeção das mãos à entrada.