O Grupo Desportivo Setubalense Os 13 comemorou o centésimo aniversário numa cerimónia que incluiu a apresentação do hino da coletividade

O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” celebrou no dia 1 de dezembro o centésimo aniversário numa cerimónia que teve como momento alto a apresentação do hino oficial da coletividade, interpretado por Iris Cruz.


Do antigo hino, tocado pela última vez nas comemorações do 41.º aniversário do clube, em 1962, restavam quatro pautas, encontradas recentemente nos arquivos da coletividade.

Para assinalar o centenário, a comissão administrativa do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” decidiu reavivar o hino, originalmente apenas com versão instrumental, composta por Ariovisto Valério, e dar-lhe uma letra e novos arranjos musicais.

O hino, com letra de Bruno Frazão e arranjos instrumentais de Artur Jordão, foi interpretado e apresentado aos sócios por Iris Cruz na sessão comemorativa dos cem anos da coletividade.

A cerimónia, realizada na sede da associação, na Rua Camilo Castelo Branco, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que salientou a importância da coletividade para a cidade.

“O Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, com a sua já longa vida, é um património social e desportivo da nossa cidade que muito prezamos. Por essa razão, aqui estou hoje para, em nome da Câmara Municipal de Setúbal, vos felicitar e transmitir a nossa disponibilidade para vos continuar a apoiar no que pudermos”, afirmou o autarca.

Entre os contributos que “Os 13” deram ao plano desportivo, André Martins recordou que o clube é um dos fundadores da Associação de Futebol de Setúbal e “um dos que lançaram raízes fortes que prosperaram para a prática desta modalidade no concelho”.

No final da cerimónia, que contou igualmente com a intervenção do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, foram sopradas as velas do bolo de aniversário e servido Moscatel de Setúbal.