47.º aniversário Ídolos da Praça - sessão solene - intervenção do vereador Pedro Pina

O compromisso da Câmara Municipal de Setúbal para trabalhar em parceria com o movimento associativo foi reforçado, no dia 3 de setembro, pelo vereador Pedro Pina na sessão solene comemorativa do 47.º aniversário do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça.


“Confiamos em parceiros que nos dão disponibilidade para fazer uma discussão aberta, franca e frontal no caminho para encontrar soluções. Os Ídolos da Praça têm na Câmara Municipal um parceiro, porque sentimos esta abertura e esta forma transparente de trabalhar”, sublinhou o autarca na cerimónia realizada na sede do clube, localizada na Avenida Bento de Jesus Caraça.

O evento, que homenageou os sócios com 25 anos de ligação aos Ídolos da Praça com a entrega de emblemas de prata, foi o ponto alto do programa comemorativo do 47.º aniversário da coletividade, o qual contemplou ainda um baile, na sexta-feira à noite, um almoço-convívio, no sábado, e um passeio de BTT, domingo de manhã.

O Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, fundado a 16 de agosto de 1975 pelos moradores da Praça Olga Morais Sarmento, desenvolve atividades desportivas e culturais, com especial atenção para a formação desportiva que, em 2022, apresenta duas estreias nos campeonatos distritais, com equipas de futebol feminino iniciados e juvenis.

O vereador Pedro Pina enalteceu o trabalho desenvolvido pelos Ídolos da Praça na formação desportiva, “com destaque para o futebol feminino, que está a ganhar uma expressão muito grande”, bem como o empenho desta e de outras coletividades para se adaptarem aos tempos atuais, após as dificuldades devido à pandemia.

“Os dirigentes associativos são um exemplo por terem encontrado novas formas de olhar para as suas instituições. Foram capazes de mobilizar gente nova, reconfiguraram-se e trouxeram um conjunto de atividades com um papel tão importante para a cidade.”

O presidente da direção do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, Bruno Vigário, sublinhou que o clube “vive um momento de grande vitalidade”, devido ao “trabalho desenvolvido nos últimos anos para garantir a sustentabilidade financeira da coletividade e a recuperação e modernização das instalações”.

O dirigente assinalou, igualmente, o crescimento da escola de futebol, “com destaque para o futebol feminino, que regressa após cerca de vinte anos de ausência do clube”, e a criação de mais modalidades desportivas, além da promoção de eventos de caráter cultural e social.

A beneficiação do campo de jogos e a requalificação do antigo parque infantil, que se encontrava degradado, são projetos destacados por Bruno Vigário.

O antigo parque infantil, cuja obra de remodelação conta com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, dará lugar a “um espaço de convívio para os associados passarem um dia em família” com “todas as condições para o desenvolvimento de um conjunto variado de eventos culturais e recreativos”.

A nível cultural, Bruno Vigário garantiu que a direção tenciona voltar ao concurso das Marchas Populares de Setúbal e apostar na realização de novos eventos.