O encontro, realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi mediado pela Edinstvo – Associação de Imigrantes dos Países de Leste, no âmbito do projeto “From intention to implementation based on european know-how”, desenvolvido ao abrigo do programa Erasm+.

O vereador com o pelouro da Inclusão na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, deu as boas-vindas à comitiva de oito elementos, formada por representantes de associações e entidades que apoiam a integração social e profissional de imigrantes em países como a Alemanha, Bulgária, Itália e Noruega.

“Setúbal sempre foi uma cidade voltada para o mundo e ainda hoje se orgulha de ter essa dimensão”, afirmou o autarca, acrescentando que “todos aqueles que querem fazer desta a sua cidade são um valor acrescentado” para a construção de um território com cada vez mais qualidade de vida.

Em visita a Setúbal até ao dia 31 de março, a comitiva procura, no âmbito do projeto que estuda e propõe soluções sobre diversas esferas de intervenção na área da integração de imigrantes, em particular no caso dos refugiados, aprofundar conhecimentos sobre o trabalho que é feito em Portugal para a integração destas pessoas.

Entre as questões e experiências partilhadas pelo grupo, muitas estiveram relacionadas com a integração profissional dos imigrantes, em particular no que diz respeito a apoios ao empreendedorismo disponibilizados a estas pessoas nos países de acolhimento em espaço europeu.

Sobre esta matéria, Pedro Pina adiantou que, no caso de Setúbal, além dos vários grupos de trabalho, projetos e associações destinadas a esta vertente de inclusão, o município dispõe ainda do SEI – Setúbal, Etnias e Imigrantes – Gabinete de Minorias Étnicas e do GAE – Gabinete de Apoio ao Empresário.

O projeto “From intention to implementation based on european know-how”, do programa Erasm+, procura contribuir para o aumento da eficácia do trabalho das organizações governamentais, locais e públicas relativamente à integração dos imigrantes em países europeus.

A receção à delegação internacional com representantes de associações e entidades com origem russa foi intermediada pelo presidente da Edinstvo, Yulia Khashina, e culminou com um moscatel de honra.

 

Documentos Relacionados