Conversas com Conservas - Mercado da Conceição

Menus especiais de degustação, encontros e uma exposição de homenagem à indústria conserveira marcaram o evento “Conversas com Conservas”, realizado nos dias 1, 2 e 3 de março no Mercado da Conceição. 


O programa, organizado pela Associação Bairro Cool em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, teve como objetivos homenagear a indústria conserveira, preservando a memória e a identidade setubalenses, e promover o consumo das conservas.

“Muitos de nós, setubalenses, temos uma história ligada à indústria conserveira e é importante preservar essa memória e manter a origem. Além disso, consideramos importante elevar o consumo da conserva como produto com benefícios para a saúde e que pode ser consumido de diversas formas”, explica a presidente da Associação Bairro Cool, Vanessa Lima.

A iniciativa “Conversas com Conservas” teve início na sexta-feira à tarde com um encontro, que contou com a presença do vereador Pedro Pina, no qual Afonso Rocha, da empresa setubalense Belmar, deu a conhecer o processo de produção da conserva, da pesca ao produto final.

Seguiu-se um workshop, com degustação, conduzido pela chef Sandra Faia que apresentou diferentes tipologias e formas de consumo de conservas.

Na sexta-feira foi, igualmente, inaugurada uma exposição de fotografias e artefactos associados à indústria conserveira que se mantém patente até ao final do mês de março, na antiga zona de peixe do Mercado da Conceição.

Durante os três dias foi possível, nos diversos espaços gastronómicos do mercado, degustar menus especiais confecionados à base de conservas.

A agenda semanal do Mercado da Conceição, dinamizada pela Associação Bairro Cool no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, pode ser consultada no Facebook.