A atribuição de um apoio financeiro no valor global de 119 mil euros a 39 instituições e associações com intervenção social no concelho foi aprovada no dia 3 em reunião pública da Câmara Municipal.


A medida valoriza a importância das respostas integradas para manter o “equilíbrio social”, tendo em conta que “as respostas comunitárias e sociais sofreram enormes transformações, principalmente no que diz respeito à sua intervenção familiar e psicossocial junto da população”.

Os apoios, com montantes que variam entre os 1000 e 8500 euros, dirigidos a entidades que asseguram seis dezenas de respostas sociais, das quais beneficiam mais de 15 mil pessoas, traduzem o reconhecimento do papel que as instituições assumem neste período de pandemia, com constrangimentos adicionais devido à dificuldade em aceder a recursos extraordinários disponíveis e à morosidade face à dimensão dos pedidos de ajuda.

“O apoio diário dos recursos humanos e técnicos nas respostas sociais tornou-se mais exigente, mais importante e mais exaustivo.  O cuidar exige estar e ser cuidado, o bem-estar passou por isso a ser um valor mais importante e mais difícil de alcançar”, assinala a proposta.

O município destaca o trabalho que as instituições sociais vêm desenvolvendo, mantendo-se em funcionamento não obstante as dificuldades extremas e a obrigação de adaptarem a intervenção em áreas como o atendimento e o acompanhamento e de garantirem respostas a nível alimentar e domiciliário, apesar de “sobrecarregadas com um acréscimo significativo de pedidos de apoio”.

AURPIA – Associação Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Azeitão, Agência Piaget para o Desenvolvimento, APPACDM de Setúbal, As Missionárias da Caridade – Irmãs de Calcutá, Associação “Questão de Equilíbrio”, Associação Baptista Shalom, Associação Centro de Bem-Estar Social dos Reformados e Idosos de Setúbal e Associação Cristã da Mocidade de Setúbal fazem parte da lista de beneficiários.

Também recebem apoio financeiro a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, a Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, a Associação de Socorros Mútuos Setubalense, a Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e a Associação de Solidariedade Social dos Professores.

Associação Humanitária e Bem-Fazer de São Paulo, Associação Meninos D’Oiro, C.A.S.A. – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, Azeitão e Setúbal, CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Cáritas Diocesana de Setúbal, Casa do Gaiato, Casa de Sant’ana, Casa Nossa Senhora da Saúde e Centro Jovem Tabor são igualmente contemplados.

O apoio financeiro é ainda repartido por Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, Centro Social e Paroquial D. Manuel Martins, Centro Social Paroquial de S. Sebastião – Centro Comunitário, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, Delegação de Setúbal da ADRA Portugal e Externato Rumo ao Sucesso.

Esta ajuda municipal vai também para Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”, Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Instituto das Comunidades Educativas, Jardim de Infância “O Sonho”, Jubileu Mais, Liga dos Amigos da Terceira Idade, Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Setúbal.