Reabertura da Reserva Técnica Michel Giacometti

O lançamento de um sistema de audioguias no Museu do Trabalho e a reabertura da renovada Reserva Técnica Michel Giacometti foram os pontos altos das comemorações do Dia Internacional dos Museus, assinalado no dia 18.


As comemorações associadas ao Dia Internacional dos Museus reservaram, para o início da tarde, o lançamento de um novo serviço de audioguias inclusivos no Museu do Trabalho Michel Giacometti, que, em breve, está ao alcance de todos os visitantes do equipamento museológico municipal.

“Este projeto é mais um símbolo de desenvolvimento e de modernidade do município, mas também de acessibilidade e de inclusão. Qualquer pessoa, inclusive invisuais e surdos podem, através dos audioguias, conhecer o museu e respetivas exposições”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação do sistema.

Os dispositivos eletrónicos, com conteúdos áudio e vídeo adaptados às necessidades dos diferentes públicos, foram adquiridos pela autarquia num investimento de perto de 12 mil euros, comparticipado a 60 por cento pela Direção-Geral do Património Cultural, através de uma candidatura aprovada ao Programa ProMuseus.

A operação, designada “Museu do Trabalho | Um museu acessível a todos”, permitiu transformar o equipamento num local adaptado e, consequentemente, mais autónomo aos diversos públicos que por lá passam, eliminando assimetrias.

Os novos aparelhos fazem a descrição, em texto, áudio e vídeo, conforme a necessidade, das três exposições de longa duração do espaço museológico municipal, “Indústria Conserveira (Da lota à lata)”, “Ao Encontro do Povo” e “Mercearia Liberdade”, em português, inglês, francês e castelhano.

Dispõem ainda de adaptações para língua gestual, gesto internacional, áudio descrição para invisuais em português e inglês e para o público infantil nos dois idiomas.

Ao longo de todo o dia, o Museu do Trabalho Michel Giacometti, localizado nas instalações da antiga Fábrica de Conservas Perienes, no Largo Defensores da República, acolheu visitas livres às exposições de longa duração, a par de visitas à mostra temporária “Litografia, uma arte em Setúbal”, patente até 26 de setembro.

As comemorações locais do Dia Internacional dos Museus prosseguiram com a reabertura da renovada Reserva Técnica Michel Giacometti, instalada no polo museológico da Bela Vista, resultado de um investimento autárquico de mais de 10 mil euros, comparticipado em 60 por cento pela Direção-Geral do Património Cultural, ao abrigo de uma candidatura aprovada no âmbito do ProMuseus.

“Esta é mais uma excelente forma de comemorar este dia. É a forma de lembrar que os museus existem todos os dias. Aqui estão as memórias de muitas vidas e de muito património”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na reabertura da Reserva Técnica Michel Giacometti.

O renovado equipamento, localizado no rés do chão do número 10 da Avenida Bela Vista, acolhe 1183 objetos recolhidos em Portugal pelo etnomusicólogo francês Michel Giacometti no âmbito do Plano Trabalho e Cultura, uma das ações do Serviço Cívico Estudantil, criado a 30 de maio de 1975, e uma das marcas visíveis da Revolução de Abril no plano educacional.

“Em cada peça destas há imensa história. História de muito trabalho, de muito sofrimento e de grande esforço para as pessoas sobreviverem através do trabalho. Dentro de alguns anos, muitas das peças aqui expostas serão, com certeza, raras, desparecidas”, realçou a presidente do município na visita de dia 18 à reserva.

O Plano de Trabalho e Cultura, construído e supervisionado no terreno por Giacometti, levou, em 1975, mais de uma centena de jovens em idade pré-universitária a um Portugal mais profundo e remoto, de Bragança ao Algarve, ao encontro de comunidades rurais e piscatórias.

Os objetivos principais passavam pela promoção da animação cultural e formação de associações e cooperativas e pela recolha etnográfica musical, literária, sanitária e material, constituída por instrumentos de trabalho.

As recolhas, das quais fazem parte milhares de fichas datiloscritas, fotos, objetos etnográficos e instrumentos agrícolas únicos, e que estavam há várias décadas subutilizadas e a precisar de novo acondicionamento, enquadramento e contextualização museográfica, estão agora reunidas na reserva.

A candidatura da autarquia ao Programa ProMuseus permitiu tornar a reserva visitável em horário completo, num espaço esteticamente renovado, de modo a garantir a visibilidade do acervo em exposição, viabilizando a realização de visitas guiadas de animação cultural em interação com escolas e famílias, bem como o reforço cultural e identitário das populações do bairro envolvente.

A Reserva Técnica Michel Giacometti, visitável apenas por marcação prévia através do telefone 265 537 880, acolhe, entre outras, uma série de objetos de recheio doméstico, caso de panelas e ferros, instrumentos de pastoreio, de fiação e tecelagem, de preparação da terra, como arados e uma roda de oleiro.

O Dia Internacional dos Museus ficou igualmente marcado por duas visitas guiadas ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus, no dia 15, com a participação da jornalista e escritora Isabel Stilwell, autora do romance histórico “D. Manuel I – Duas Irmãs para Um Rei”, iniciativa que, dado o êxito, será repetida.

Na Casa Bocage, o público teve ainda a oportunidade de conhecer a exposição de longa duração “Bocage – Polémico. Discutido. Genial” e o Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.

Igualmente no dia 15, o Pátio da Casa Bocage recebeu uma performance de pintura ao vivo por Ana Quintino.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus e, nesta edição, centrou-se nos desafios de recuperação e reinvenção destes espaços face à crise provocada pela pandemia de Covid-19.