Parlamento dos Jovens

O problema das alterações climáticas está em discussão na sessão do círculo eleitoral de Setúbal do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, com a participação de sete dezenas de estudantes, no dia 19, na Casa do Largo.


O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, organizada em colaboração com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, com o objetivo de despertar nos mais novos o gosto pela política.

“Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global” é o mote da edição de 2018/2019 da iniciativa, que começa nas escolas de todo o país e que, depois da realização de sessões distritais, como a de Setúbal agendada para as 09h30 de dia 19, culmina num encontro nacional em que os participantes defendem as suas ideias no Palácio de São Bento.

Os grandes objetivos da iniciativa, organizada desde 1995, é incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, estimular as capacidades de argumentação na defesa das ideias e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o presente e o futuro individual e coletivo.

Na sessão do círculo eleitoral de Setúbal do Parlamento dos Jovens, com a participação de representantes de 16 escolas do distrito e cerca de setenta estudantes, é aprovada uma recomendação pelo distrito a apresentar na Assembleia da República e são eleitos os deputados que participam nesse encontro.

A sessão nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer na Assembleia da República, está agendada para 20 e 21 de maio, sendo o primeiro dia dedicado a reuniões de comissões e o segundo à realização da sessão plenária na qual é aprovado o projeto de recomendação para as alterações climáticas.