Arrábida Walking Festival 2021

O território Arrábida foi, entre os dias 28 e 30 de maio, descoberto na primeira edição de um festival de caminhadas que levou cerca de três centenas de participantes numa aventura pelo património natural e arqueológico dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.


O turismo, o lazer e a prática desportiva caminharam juntos nos mais de trinta percursos pedestres, todos esgotados, dinamizados entre sexta-feira e domingo no Arrábida Walking Festival, para revelar singularidades do património natural, cultural e da biodiversidade deste território.

“A Grande Rota Arqueológica” ligou as serras do Louro e de S. Francisco às da Arrábida, além dos Pinheirinhos, da Azoia, da Achada e do Cabo Espichel, e foi complementada com uma seleção de outros percursos de natureza, em mais de uma centena de quilómetros para revelar seis mil anos da história da região.

Em Setúbal, no arranque deste novo evento, na sexta-feira, um grupo de caminhantes foi recebido pela vereadora da Câmara Municipal de Setúbal Carla Guerreiro no Forte de São Filipe, local de partida para o primeiro percurso do programa – “Entre Castelos” – que uniu a cidade sadina a Palmela.

Além da promoção das vertentes turísticas e de lazer existentes no território e do estímulo de hábitos de vida saudáveis, a primeira edição do Arrábida Walking Festival disponibilizou uma caminhada e visita acessível a pessoas com deficiência visual às Grutas Artificiais do Casal do Pardo, na Quinta do Anjo, Palmela.

A par dos passeios pedestres, o evento apresentou atividades complementares, nomeadamente para crianças e jovens, bem como visitas guiadas aos centros históricos das cidades organizadoras, degustações gastronómicas e provas de vinhos em adegas regionais.

O Arrábida Walking Festival, uma organização conjunta entre os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra e a Biotrails, contou ainda com visitas guiadas, entre outros, ao Palácio e Quinta da Bacalhôa e aos conventos de S. Paulo e dos Capuchos de Alferrara, em Setúbal, e aos Moinhos do Vento de Palmela.

O evento foi realizado com o patrocínio da Setubal Bay – Associação da Baía de Setúbal e os apoios da Quinta do Piloto, Rota de Vinhos da Península de Setúbal, Caetano Drive Volkswagen, Associação de Municípios da Região de Setúbal, Revista Passear.com e New in Setúbal.