20° Céu limpo
Portugal-Polónia em râguebi - conferência de imprensa

A seleção portuguesa de râguebi dá o pontapé de saída no Rugby Europe Trophy 2018-19 num apronto frente à homóloga da Polónia a realizar a 16 de fevereiro, à tarde, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.


“Setúbal é cidade talismã porque aqui só sabemos ganhar”, afirmou o selecionador nacional da equipa XV Sénior, Martim Aguiar, em conferência de imprensa realizada esta manhã no Novotel, de antevisão do jogo que marca a estreia dos “Lobos” na competição europeia.

Apesar de confiante, o técnico antecipou dificuldades frente à seleção polaca que, nesta prova, soma dois jogos, uma vitória ante a Lituânia e uma derrota perante a Holanda. “É uma equipa que está a evoluir muito no râguebi. Mudou o estilo de jogo, que, agora, é mais aberto e não tão físico.”

Nesta matéria, Martim Aguiar recordou o último desafio que opôs portugueses e polacos. “No ano passado, na Polónia, só conseguimos ganhar ao cair do pano.”

O capitão dos “Lobos”, Tomás Appleton, salientou que, apesar da evolução do râguebi da seleção polaca, a lição está bem estudada. “É uma equipa com um grande poderio físico e vamos fazer bem melhor do que no último jogo, até porque estamos concentrados em fazer uma campanha positiva na competição.”

Além de Portugal e da Polónia, disputam o Rugby Europe Trophy 2018-19 as seleções da Lituânia, da Suíça, da República Checa e da Holanda, esta última atual líder da competição que se realiza entre fevereiro e junho e que, na edição anterior, foi ganha por Portugal com um registo 100 por cento vitorioso.

O vencedor do Rugby Europe Trophy 2018-19 disputa o playoff Championship Trophy Promotion de acesso à Rugby Europe Championship com o último classificado desta competição principal. “Assumimos a candidatura ao título para depois jogarmos de igual para igual o playoff”, afirmou o selecionador nacional Martim Aguiar.

O treinador da Polónia, Duaine Lindsay, destacou a combatividade da formação. “A minha equipa é lutadora. Ainda assim, vai ser um jogo difícil. Mas vamos pôr em prática duas ou três surpresas para tentar atenuar as dificuldades que vamos encontrar no jogo de sábado.”

Também o capitão polaco, Piotr Zeszutek, antevê um desafio complicado. “Duro e muito rápido”, considerou o jogador, que espera contribuir para “um bom espetáculo de râguebi”.

Esta é a terceira vez que Setúbal acolhe uma partida da seleção nacional de râguebi, depois de aprontos frente à Bélgica, em 2016, de preparação, e contra a Suíça, em 2018, da terceira jornada do Rugby Europe Trophy 2017-18.

O coordenador da Comissão de Gestão da Federação Portuguesa de Rugby, Pedro Ribeiro, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Setúbal para a “realização de mais um jogo internacional, o primeiro de Portugal no Rugby Europe Trophy 2018-19”.

O vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, manifestou o orgulho em receber, uma vez mais, a seleção nacional de râguebi. “Tudo faremos para que os Lobos tenham um resultado positivo no início desta caminhada europeia, que, certamente, será de êxito no final.”

O autarca salientou que o município tem, nos últimos anos, investido fortemente na vertente desportiva, em particular ao “capitalizar o râguebi, uma das modalidades que mais tempo tem, por exemplo, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal”.

A partida de râguebi entre Portugal e Polónia, com início às 15h00, tem bilhetes a cinco euros que podem ser adquiridos na Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, localizada no Parque Urbano de Albarquel, e no dia 16 no local do jogo.

Depois do apronto de estreia com a seleção da Polónia, os “Lobos” defrontam a Holanda a 9 de março, a Suíça a 16, a República Checa a 23 e a Lituânia a 6 de abril.