Museu do Trabalho

O Museu do Trabalho Michel Giacometti viu recentemente aprovado pelo programa nacional ProMuseus dois projetos destinados à beneficiação e melhoria das condições de usufruto público.


As candidaturas aprovadas pelo Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus dizem respeito às instalações centrais do Museu do Trabalho Michel Giacometti, no Largo Defensores da República, e ao polo museológico existente no Bairro da Bela Vista.

No caso das instalações centrais, o projeto visa tornar aquele equipamento municipal acessível a todos. Para isso, foi aprovado um financiamento de 17 mil e 970 euros para a implementação desta ação, montante correspondente a 60 por cento do valor total elegível do projeto.

Para o polo museológico do Bairro Bela Vista, o projeto destinado à renovação e ativação da reserva técnica do museu viu diferido pelo ProMuseus um apoio financeiro de 16 mil e 566 euros, igualmente correspondente a 60 por cento do valor total programado para a concretização da ação.

As análises técnicas realizadas às candidaturas reforçam que os investimentos propostos se afiguram pertinentes e fundamentadas em função dos objetivos e das necessidades identificados pelo Museu do Trabalho Michel Giacometti, equipamento tutelado pela Câmara Municipal de Setúbal.

Os montantes financiados são disponibilizados faseadamente, concretamente 70 por cento do valor atribuído até trinta dias após a outorga dos contratos, sendo os restantes 30 por cento pagos até trinta dias após a aprovação do relatório de execução do projeto e da entrega dos comprovativos de despesa.