Durante todo o dia 18, com horário alargado até às 24h00, três centenas de pessoas visitaram, gratuitamente, a Casa Bocage e os museus do Trabalho Michel Giacometti e Sebastião da Gama, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, que assinalou localmente o Dia Internacional dos Museus.

Este ano, o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social” deu o mote à apresentação de “As fotografias e a descrição formal, o Américo Ribeiro visto da atualidade”, do Centro de Memórias do Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Neste espaço museológico, que recebeu visitantes de todas as idades, incluindo um grupo organizado de 31 motards do Clube Varadero Crosstourer Portugal, do concelho da Moita, as exposições permanentes “Ao Encontro do Povo”, “Indústria Conserveira: Da lota à lata” e “Mercearia Liberdade” foram (re)visitadas.

A noite na Casa Bocage foi bastante concorrida, com meia centena de pessoas a assistir à palestra “Fotografia Antiga e História Local, o caso de Coimbra”, por Alexandre Ramires, a que se seguiu a atuação do Grupo de Jograis “U…Tópico”.

Durante o dia, duas dezenas de visitantes aproveitaram a tarde para conhecer ou rever a exposição “As Sete Musas de Bocage” e o Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.

Igualmente, o Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão, esteve de portas abertas, onde se assistiu à palestra “Geoturismo na Região dos Três Castelos de Sebastião da Gama”, por Paulo Sá Caetano.