Os moradores da Alameda das Palmeiras reuniram no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade da Bela Vista

Moradores das Manteigadas e da Alameda das Palmeiras deram início às reuniões preparatórias do 7.º encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, a realizar em maio, com a comunidade dos cincos bairros envolvidos no programa.


“Decidir, organizar e realizar” é o impulso que move os moradores do Nosso Bairro, Nossa Cidade, que, nos dias 15 e 16 de março, marcaram encontros de trabalho para definir estratégias de futuro.

No dia 15, na Escola Profissional de Setúbal, estiveram em reunião moradores do das Manteigadas, enquanto a 16, no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade da Bela Vista, o encontro juntou moradores da Alameda das Palmeiras.

As reuniões contaram com a participação do vereador da Câmara de Setúbal Carlos Rabaçal, responsável pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, e do presidente da Junta de são Sebastião, Luís Matos, apenas no encontro de dia 16.

Saúde, limpeza, espaços verdes, áreas públicas, vida comunitária, desporto, educação/formação, gestão de edifícios, conservação de habitações, atividades económicas e participação cidadã foram temas em análise e reflexão.

A preparação do 7.º Encontro de Moradores Nosso Bairro, Nossa Cidade prossegue nas próximas semanas, em reuniões com as comunidades dos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista e Quinta de Santo António.

Em desenvolvimento desde 2012, o premiado programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, exemplo de cidadania ativa e participada, é promovido pela Câmara de Setúbal em estreita relação com os moradores e a parceria de mais de trinta entidades.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade, que envolve cinco bairros, estabelece que as ações a realizar nesse território devem ser protagonizadas pelos próprios moradores, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.