ABCidadania Democrática

Duas centenas e meia de jovens de Setúbal partilharam, no dia 18, com o Executivo municipal, estratégias para o desenvolvimento do concelho, na primeira iniciativa do programa ABCidadania Democrática.


Alunos do 9.º ano de escolaridade das escolas secundárias Sebastião da Gama e Lima de Freitas marcaram presença na sessão inaugural do programa criado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a MyPolis para partilhar e debater com elementos do poder autárquico temas para o desenvolvimento do município.

“Este novo programa, desenvolvido pela Divisão da Juventude, insere-se na estratégia do município de construir uma cidade onde a população jovem tem um importante e relevante papel na construção da democracia”, sublinhou o vereador com o pelouro da Juventude na Câmara Municipal, Pedro Pina, no encontro, realizado esta manhã, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

A intenção do encontro foi pôr os jovens a discutir, de forma livre e aberta, temas, problemas e questões sobre vários assuntos e dirigi-los a elementos do Executivo municipal.

“É muito importante, uma vez que eles têm um pensamento muito próprio e olham as coisas de uma forma única”, salientou Pedro Pina.

A sessão, na qual marcaram presença docentes e o fundador da plataforma MyPolis, Bernardo Gonçalves, criada com o objetivo de aproximar os jovens do poder político, centrou-se em temas como imigração, sem-abrigo, mobiliário urbano, violência doméstica, bem-estar animal, literacia financeira, fake news (notícias falsas ou desinformação) e educação sexual.

No encerramento do encontro, a vereadora com o pelouro do Urbanismo, Rita Carvalho, sublinhou ser “muito estimulante para os alunos pensar como podem contribuir para um território melhor e mais equilibrado”.

A autarca destacou que algumas das melhorias apresentadas pelos estudantes foram “muito concretas” e “ajustadas à realidade e necessidades da comunidade educativa”, como a proposta de um grupo de alunos de instalar mais mesas e bancos no Jardim do Bonfim.

Ao realizar esta iniciativa, o município de Setúbal pretende promover o envolvimento dos alunos em assuntos relativos ao concelho, possibilitando que, no futuro, possam ser mais interventivos e comprometidos enquanto cidadãos.