Os trabalhos, realizados por administração direta, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos da própria Autarquia, são executados com o intuito de reparar problemas existentes em rodovias de gestão municipal, através da aplicação de massas betuminosas.

Este tipo de operações previstas no plano anual de conservação e manutenção, e cuja execução é recomendável com condições meteorológicas favoráveis, visa eliminar situações pontuais e anómalas que foram surgindo nas faixas de rodagem motivadas por um inverno com índices inusitados de pluviosidade intensa.

As ações, realizadas por uma equipa dedicada, já permitiram solucionar várias anomalias existentes nas faixas de rodagem em Setúbal, nomeadamente na Rua dos Arcos, na Avenida D. João II, na Estrada de Santas e na zona do cruzamento dos 4 Caminhos.

Além da reparação de um troço de gestão camarária existente na estrada que dá acesso ao Portinho da Arrábida, as equipas municipais já intervencionaram várias vias em Azeitão, como as ruas da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, da Solidariedade e Cruz Perdigão.

A manutenção e conservação de vias de circulação no concelho são também asseguradas, em situações específicas, com o apoio das juntas de freguesia, no âmbito do protocolo de descentralização de competências dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

No âmbito desta ação, a Câmara Municipal de Setúbal já executou trabalhos em vários pontos do concelho, nomeadamente nas freguesias do Sado, da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e ainda da Anunciada, estando agendadas para breve intervenções em S. Sebastião.