Mural Diocesano - Fauna Marítima do Rio Sado

Um projeto expositivo de arte urbana desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal, de exaltação da diversidade de espécies do Estuário do Sado, embeleza o muro do antigo Externato Diocesano, no remate poente da Avenida Luísa Todi.


Sardinha, carapau, choco, cavala, alcorraz, salmonete, robalo, pregado, pargo, ostra, linguado, dourada e besugo são as espécies representadas no mural Fauna Marítima do Rio Sado, o qual, em breve, também ostentará o charroco.

As réplicas estão acompanhadas de textos, em português e inglês, que explicam as características de cada um destes famosos habitantes sadinos, que, ao longo dos tempos, têm sido protagonistas da gastronomia setubalense.

Além de dar a conhecer algumas das principais espécies que abundam nas águas do Sado, quando desaguam no Oceano Atlântico, a exposição contribui para reforçar a qualidade da imagem urbana daquela zona da cidade de Setúbal, importante ponto de passagem no acesso às praias da Arrábida.

A Diocese de Setúbal disponibilizou o muro do colégio para expor esta coleção de peixes do Sado, intervenção que permitiu reabilitar a área e retirar um conjunto de estruturas outdoor que preenchiam esta que é uma das principais vias da cidade.