A decisão resulta da avaliação das condições meteorológicas, consideradas atípicas relativamente à esta época do ano, aliadas ao estado do coberto vegetal na ausência de precipitação nos últimos meses.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda a adequação dos comportamentos e das atitudes perante uma situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, e a observância das restrições em vigor.

Neste período, é proibida a realização de queimas e queimadas, a utilização de fogareiros e grelhadores fora dos locais autorizados e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É ainda proibido fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, e lançar balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

As máquinas de combustão interna e externa e os veículos de transporte pesados têm de usar dispositivos de retenção de faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés, além de um ou dois extintores de seis quilogramas, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a dez toneladas.

Para mais informações, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou diretamente pelo Número Municipal de Emergência 800 212 216.