Vereador Pedro Pina e Pedro Pichardo, com os presidentes do Comité Olímpico de Portugal e da Comissão de Atletas Olímpicos, José Manuel Constantino e Diana Gomes, na homenagem do COP ao atleta.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal, Pedro Pina, afirmou em 14 de abril que Setúbal tem sempre a porta aberta ao campeão olímpico Pedro Pablo Pichardo e manifestou esperança na obtenção do recorde mundial e olímpico do triplo salto.


O autarca falava no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, durante uma cerimónia em que o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, entregou ao atleta uma obra de arte como forma de reconhecimento pelo título olímpico nos Jogos de Tóquio 2020, alcançado em 5 de agosto de 2021 com um salto de 17,98 metros.

A peça artística de Telmo Guerra, uma porta de madeira com a imagem de Pedro Pichardo gravada num lado e uma mensagem no outro, vai ficar exposta temporariamente na entrada do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, onde o campeão olímpico, mundial e europeu do triplo salto realiza toda a sua preparação.

“As portas marcam algum simbolismo na vida das pessoas. Setúbal abriu a porta a Pedro Pichardo e à sua família e a porta não se fecha, está sempre aberta”, assinalou o vereador Pedro Pina.

Além da imagem do triplista, a porta – uma das cinco encomendadas pelo COP ao artista para homenagear Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nelson Évora e Pedro Pichardo, os atletas que se sagraram campeões olímpicos por Portugal – tem inscrita a data e a marca do título olímpico, bem como o número do dorsal utilizado em Tóquio, 3239.

Numa alusão ao facto de ter os 17,98 metros inscritos, Pedro Pina manifestou a esperança de que no futuro seja entregue outra porta com o registo do próximo recorde do mundo e olímpico. “O teu sucesso é o sucesso do país e de Setúbal”, concluiu, dirigindo-se ao atleta.

José Manuel Constantino afirmou que a obra significa “o sentimento de gratidão e o reconhecimento” do COP por aquilo que Pichardo tem feito “pelo desporto nacional e por Portugal”.

O presidente do organismo olímpico reconheceu igualmente o “papel desportivo e social” da Câmara Municipal de Setúbal no que diz respeito ao apoio prestado à família Pichardo, à qual também agradeceu por ter escolhido Portugal “para viver e para o seu filho desenvolver a atividade desportiva ao mais alto nível”.

Pedro Pablo Pichardo agradeceu à Câmara Municipal e ao COP “pelo apoio fundamental” e ao artista covilhanense Telmo Guerra pela obra, afirmando-se “muito feliz” por a ter recebido.

A presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, recordou que uma porta “significa a abertura a caminhos novos” e previu novos sucessos para Pichardo. “Vais continuar este caminho porque tens muito para nos trazer.”

O atleta do Sport Lisboa e Benfica atingiu o ponto mais alto da carreira a 5 de agosto de 2021, com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e no verão de 2022 confirmou o seu domínio no triplo salto internacional ao juntar-lhe os títulos nos Campeonatos do Mundo disputados em Eugene, Estados Unidos da América, e da Europa, em Munique, Alemanha.

Na variante de pista coberta, Pedro Pablo Pichardo foi campeão europeu em 2021 e 2023, em Torun, na Polónia, e em Istambul, na Turquia, respetivamente. Pelo meio foi vice-campeão mundial em 2022, em Belgrado, na Sérvia.