Vamos Quebrar Tabus - Somos CMS - Dia Internacional da Mulher

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considerou, na manhã do dia 8 de março, numa palestra realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que há muito por conquistar para uma igualdade de género em pleno.


“Falta ainda alcançar a plena igualdade de tratamento nas relações sociais e pessoais, alcançar a plena igualdade na atribuição de responsabilidade ou a plena igualdade salarial”, frisou o autarca na abertura do encontro, promovido para os trabalhadores e as trabalhadoras da Câmara Municipal de Setúbal.

A palestra, realizada no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com o tema “Vamos Quebrar Tabus?”, foi conduzida por Tânia Graça, conhecida psicóloga e sexóloga, e organizada pelo projeto da autarquia Somos CMS, no âmbito da iniciativa “Dia da Mulher. Mês das Mulheres CMS”.

O evento anual de comemoração do Dia Internacional da Mulher, realizado desde 2016, é organizado “sempre com base no objetivo primordial de criar momentos de partilha e de reflexão que contribuam para a construção de um caminho de maior igualdade e respeito”, adiantou o presidente André Martins.

Este ano, pela primeira vez desde a primeira edição, a palestra contou com a participação de público masculino. “Só juntos, homens e mulheres, podemos, efetivamente, mudar o que tem de ser mudado”, apontou o autarca.

Na intervenção realizada na abertura do encontro, o presidente André Martins garantiu que a Câmara Municipal de Setúbal continua a trabalhar ativamente para que um dia “não seja necessário falar de igualdade entre homens e mulheres”.

Segundo o autarca, “muito já foi alcançado” para uma igualdade de género em pleno, mas há, no entanto, “muito por conquistar”, frisou.

“Falta ainda anular acentuadas disparidades salariais, discriminações inaceitáveis ou desrespeitos baseados apenas no facto de se ser mulher”, acrescentou.

Perante uma plateia composta por mais de duas centenas de trabalhadores municipais, André Martins referiu que este Dia Internacional da Mulher é um “dia de luta pela democracia, pela liberdade, pela equidade de direitos e pela paz” e “contra a precariedade no trabalho, salários baixos, desproteção na gravidez e a maternidade”.

Por fim, André Martins realçou a necessidade de se combater preconceitos entre as próprias mulheres.

“É preciso desfazer preconceitos há muito enraizados, mesmo entre as próprias mulheres, que não são mais do que limites ao crescimento e desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.”

Além da palestra, na qual a psicóloga e sexóloga Tânia Graça abordou temáticas relacionadas com orgasmo feminino, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal participou ainda numa ação de distribuição de flores às funcionárias em edifícios e equipamentos municipais.