Comemorações do Dia Mundial do Teatro | Ruy, A história de vida

Espetáculos cénicos e workshops a decorrer em vários espaços integram o programa do Dia Mundial do Teatro, promovido pela Câmara Municipal entre os dias 1 e 27 de março, que reforça a afirmação de Setúbal enquanto cidade de criação artística.


As comemorações do Dia Mundial do Teatro apostam numa programação eclética e para todas as idades com um mês de celebração da arte performativa enquanto veículo essencial para a reflexão e expressão cultural.

Uma dezena de espetáculos para diferentes públicos é apresentada por companhias provenientes de vários pontos do país com a preocupação de abordar temas atuais, nomeadamente associados aos 50 anos do 25 de Abril, efeméride que dispõe de um programa próprio.

O programa tem início no dia 1, às 21h30, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, com a apresentação da peça “Limites”, pelo Teatro dos Aloés, especialmente dirigida à comunidade educativa, que aborda as diferentes realidades da educação em Portugal e na Roménia.

A entrada é gratuita mediante reserva prévia pelo endereço de correio eletrónico agrafica@mun-setubal.pt.

Um dos pontos altos das comemorações do Dia Mundial do Teatro está agendado para dia 7, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com o espetáculo “Ruy, a história devida”, em que Ruy de Carvalho sobe ao palco para contar histórias inéditas da longa carreira.

Os bilhetes para assistir à produção da Yellow Star Company têm o custo de 20 euros.

O programa prossegue a 9, no espaço A Gráfica, com a performance-instalação “(Re)vulvere”, do Teatro Estúdio Fontenova, inspirada na Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica de Natália Correia, integrada nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

As entradas para cada sessão, às 18h00 e às 21h30, têm o custo de 4 euros.

“Trair e coçar, é só começar” é uma comédia protagonizada por José Raposo, Rui Unas, Carlos Areias e Sara Barradas que promete arrancar gargalhadas nos dias 14, 15 e 16, às 21h00, e 17, às 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Os bilhetes para cada sessão custam 20 euros para o balcão e 2.ª plateia e 22,50 euros para a 1.ª plateia.

O Teatro Animação de Setúbal interpreta a peça icónica de August Strindberg “Menina Júlia”, em sessões agendadas para os dias 21, 22, 23 e 27, às 21h30, e 24, às 16h00 e às 21h30, no espaço A Grática.

As entradas para o espetáculo, inserido nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, têm o curto de 10 euros, bilhete normal, e 5, para menores de 18 anos ou maiores de 65. As reservas podem ser feitas pelo email geral@tas.pt.

O Dia Mundial do Teatro, 27, é assinalado com a peça “Aldebarã”, da Terra Amarela – Plataforma de Criação Artística Inclusiva, construída a partir de jornadas mitológicas de heróis como Ulisses, Eneias e Jasão.

O espetáculo, inserido nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, realiza-se às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com entrada gratuita mediante reserva no endereço bilheteira.fmlt@gmail.com.

O público infantojuvenil tem uma programação própria que reserva no dia 3, às 15h00, na Casa da Cultura, o espetáculo para bebés dos 6 meses aos 3 anos “A Cor do Limão”, pela Andante – Associação Artística.

As entradas para uma criança com acompanhante custam 5 euros e um bilhete extra tem o custo de 3 euros.

“Dois pontos educação” é a proposta da Trimagisto, especialmente dirigida a alunos do ensino secundário, agendada para os dias 21 e 22, às 15h00, no Auditório Bocage.

A entrada é gratuita, mediante reserva prévia pelo endereço de correio eletrónico dicul@mun-setubal.pt.

Segue-se a 24, pelas 11h00, na Casa da Cultura, “O pequeno eu sou”, produção da Gekko TanzTheater para maiores de 3 anos com entradas a 5 euros.

Durante o mês de março, o teatro vai também às escolas do concelho, designadamente “Os Barrigas e os Magriços”, do Teatro Estúdio Fontenova, no dia 6, às 10h30 e às 15h00, e a performance Tis Skepis, de Tiago Bôto & Wagner Borges, nos dias 6, 7, 19 e 20. As marcações devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico dicul@mun-setubal.pt.

Outra componente das comemorações do Dia Mundial do Teatro é a valorização da formação e captação de novos públicos, com a oferta de um conjunto de workshops e formações dirigidas ao público em geral e também aos profissionais e estudantes.

Maria Vlachou, da Acesso Cultura, conduz a formação Deficiência e Gestão Cultural, numa parceria com o Teatro Estúdio Fontenova, no dia 5, das 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00, na Casa da Cultura.

As inscrições, com o custo de 15 euros, devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico teatroestudiofontenova@gmail.com.

No mesmo local, nos dias 9 e 10, das 10h00 às 17h00, Statt Miller orienta um workshop de Introdução à Crítica de Teatro, com inscrições a 20 euros, pelo preenchimento de formulário online ou aqui .

A Água Ardente Produções Teatrais dinamiza entre os dias 12 e 15, das 19h00 às 21h00, na Casa do Largo, uma oficina para desenvolver conhecimentos e técnicas de expressão dramática orientada por Olavo Nóbrega.

As inscrições, com o custo de 20 euros, devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico a.ardente@gmail.com.

Segue-se a 17, das 14h00 às 18h00, no Teatro Cais 21, o Workshop Imersivo de Teatro, formação intensiva para maiores de 16 anos, com inscrições a 15 euros, pelo contacto telefónico 938 985 258 ou pelo endereço de correio eletrónico teatrocais21@gmail.com.

Entre os dias 18 e 22, das 18h00 às 21h00, no Rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi, há um workshop de teatro de improviso conduzido por Mário Bomba, com inscrições a 20 euros pelo preenchimento de um formulário online ou na bilheteira online.

O programa completo das comemorações do Dia Mundial do Teatro pode ser consultado aqui.

 

Documentos Relacionados