Março.28 - Programa Municipal Formação, Capacitação e Empregabilidade - apresentação

O reforço da capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, com incremento da oferta formativa e oportunidades de emprego, é o principal objetivo de um novo programa municipal apresentado no dia 31 de março pelo vereador com o pelouro da Juventude, Pedro Pina.


O Programa Municipal de Formação, Capacitação e Empregabilidade (FCE), desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal com diversas parcerias, “é a afirmação de um trabalho que a autarquia tem percorrido para dar respostas às preocupações dos jovens que procuram trabalho e ofertas formativas”, sublinhou Pedro Pina.

O município tem vindo a desenvolver nos últimos anos um conjunto de projetos e ações cujo objetivo fundamental assenta na criação de oportunidades que promovam o desenvolvimento de competências entre os mais jovens.

O FCE dá “mais conteúdo e mais estrutura” a este trabalho ao agregar numa plataforma disponível online, em https://sites.google.com/view/programafce, ferramentas que contribuem para escolhas mais conscientes dos diversos percursos formativos e para capacitar a juventude para o mercado de trabalho, através de atendimentos personalizados, oficinas e sessões informativas de natureza multidisciplinar.

“Esta é uma nova porta de entrada que a autarquia disponibiliza de uma forma mais consistente. A partir de agora, o território de Setúbal está mais capacitado para responder aos jovens, com mais oferta formativa e de emprego.”

O FCE disponibiliza um conjunto de serviços gratuitos aos jovens, designadamente uma programação trimestral de ciclos de oficinas nas áreas da capacitação, bem-estar e literacia financeira, e a vertente “FAQ”, que consiste em atendimento personalizado aos jovens, na Casa do Largo – Pousada da Juventude, para ajudar a identificar percursos formativos, oportunidades de emprego e estágios.

Já a componente “Like a Pro!” tem como objetivo “dar uma resposta mais específica aos jovens, com uma orientação profissional proporcionada por técnicos de diversas entidades ligadas à procura de emprego”, sublinhou a técnica municipal Carolina Saramago Nunes.

As primeiras sessões de atendimento realizam-se nos dias 29 de abril, às 10h00, em parceria com o Gabinete de Inserção Profissional IDSET, 20 de maio, às 14, em parceria com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, e 23 de junho, também às 14h00, em parceria com a Randstad.

As inscrições devem ser feitas pelo preenchimento online de um formulário disponível em www.tinyurl.com/fcelikepro.

Outra componente do FCE, o “Rota Certa”, proporciona “atendimento personalizado para identificar as ofertas formativas disponíveis no IEFP que melhor se adequam aos jovens a partir do 9.º ano   de escolaridade”, refere Carolina Saramago Nunes.

Estão agendadas sessões para os dias 22 de abril, às 14h00, 27 de maio, também às 14h00, e 24 de junho, às 10h00, na Casa do largo, com inscrição em www.tinyurl.com/rotacerta.

O FCE proporciona, igualmente, sessões informativas sobre estágios, apoio ao primeiro emprego e à criação de emprego e outro tipo de competências que os jovens podem adquirir, por exemplo, com intercâmbios.

A primeira sessão, com inscrições em www.tinyurl.com/sessinfo, decorre no dia 18 de maio, entre as 10h30 e as 12h30, na sala de formação da Casa do Largo, em parceria com o IDSET.

A autarquia criou, igualmente, o Guia + RUMOS, disponível no site FCE, que agrega ofertas formativas de ensino regular e profissional dos concelhos de Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

“Neste guia, os jovens encontram diversas áreas de formação e percebem qual a habilitação de acesso a cada curso e a certificação obtida, assim como contactos de todas as entidades formadoras.”

Também é possível encontrar no site do FCE um conjunto de oportunidades de emprego, “com informação atualizada periodicamente”, dos diversos parceiros da autarquia.

“Temos toda uma programação pensada para os jovens em todas as suas valências, designadamente ensino profissional e regular, apoio ao emprego, procura de emprego e de estágios”, destaca Carolina Saramago Nunes.

Além disso, apesar de um dos principais objetivos do FCE ser a “promoção de novas competências e de novas valências para a fixação dos jovens no concelho de Setúbal”, a plataforma disponibiliza informações sobre oferta de estágios no estrangeiro.

A programação dos ciclos de oficinas, sessões informativas e de atendimento personalizado, bem como todas as informações relacionadas com o Programa Municipal de Formação, Capacitação e Empregabilidade estão disponíveis no site https://sites.google.com/view/programafce .