25 de Abril - Mês das Mulheres CMS - Cravo da Liberdade

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal formaram na manhã do dia 16 de abril, na Praia de Albarquel, um cravo humano gigante, após uma caminhada de três quilómetros com início na Praça de Bocage.


A iniciativa “Cravo da Li.ber.da.de.”, integrada no Mês das Mulheres CMS e nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, teve início na Praça de Bocage, onde pouco depois das 08h00 começaram a concentrar-se os primeiros trabalhadores municipais para receber o kit de participação, que incluía uma t-shirt e um panamá verde ou vermelho, necessários para formar a flor e o caule de um cravo.

Após um percurso de cerca de três quilómetros pela frente ribeirinha de Setúbal, no qual também participaram a vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, e os vereadores Rita Carvalho e Pedro Pina, os caminhantes chegaram à Praia de Albarquel para o momento alto da iniciativa.

“Vamos fazer um símbolo do 25 de Abril e queremos que todos se orgulhem de terem participado nesta iniciativa”, disse Carla Guerreiro.

A autarca explicou que após um “amadurecimento da ideia inicial de juntar os trabalhadores municipais para realizar uma iniciativa simbólica para a Câmara”, ficou decidido que o projeto integraria as comemorações do Mês das Mulheres CMS e que seria uma atividade inclusiva, aberta à participação homens e mulheres, para a construção de um cravo humano.

“E aqui estamos hoje para dar corpo ao que se idealizou. A decisão de construir um cravo é óbvia, pois este caminho de 50 anos de Liberdade só foi possível porque houve uma construção e só vai continuar a ser possível se todos nos envolvermos. É esta a mensagem que queremos passar enquanto trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal.”

No areal da Albarquel, com t-shirts e panamás vermelhos e verdes, ocuparam as posições nos espaços indicados no desenho previamente delineado e formaram um cravo humano que foi fotografado e filmado.