Alunos, professores e funcionários devem depositar os resíduos no ecoponto instalado à entrada da escola e, depois de os recolher, a Amarsul, Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Margem Sul do Tejo faz a pesagem e vai registando os resultados de cada escola.

Os estabelecimentos de ensino podem acompanhar a evolução das pesagens através de um ranking enviado quinzenalmente pela Amarsul. Além disso, no final de cada mês, a empresa publica na rede social facebook um ranking com os resultados mensais.

No final da competição, sai vencedora a escola que registar a melhor média entre a quantidade de resíduos recicláveis depositados nos ecopontos, papel/cartão, embalagens e vidro, e o número de alunos existente.

O estabelecimento de ensino vencedor recebe mil euros em material pedagógico e os alunos são premiados com um concerto exclusivo de um artista nacional, a realizar na escola.

Entre outubro de 2017 e maio de 2018, as escolas secundárias de Bocage e Sebastião da Gama, que participaram na edição que decorreu no ano letivo passado, e as escolas secundárias D. João II e Lima de Freitas juntam-se a outros 23 estabelecimentos da península que vão tentar recolher a maior quantidade possível de materiais recicláveis.