31° Parcialmente nublado
Praia da Figueirinha | valorização | novos equipamentos

Atividades de sensibilização para a importância da reciclagem e das medidas de prevenção no âmbito do plano de desconfinamento da Covid-19 compõem uma campanha a decorrer até 30 setembro nas praias da Figueirinha, do Creiro e de Albarquel.


A campanha “Eco Praias – Vamos Reciclar à Beira-Mar!”, dinamizada pela Amarsul com a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal, visa disponibilizar uma rede de ecopontos que permitam à população entregar as suas embalagens, desviando resíduos de aterro e dos oceanos.

No âmbito da segunda edição da Eco Praias, cuja operação de recolha teve início a 6 de junho, a autarquia colocou contentores com as cores dos ecopontos – amarelo, azul e verde – nas praias da Figueirinha, do Creiro e de Albarquel e faz a recolha dos sacos com resíduos que se encontram em vários pontos dos areais.

Os sacos são depois colocados junto dos ecopontos onde a Amarsul procede, diariamente, à recolha seletiva dos resíduos.

Com o lema “Vamos reciclar à beira-mar!”, o Eco Praias 2020 inclui, igualmente, ações de sensibilização dinamizadas por equipas da Amarsul nas entradas de cada praia, respeitando as regras de distanciamento social, aos fins-de-semana, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, entre 4 de julho e 30 de agosto.

Os monitores vão distribuir sacos para colocação de resíduos, motivar os veraneantes para a importância da reciclagem e informar sobre os locais onde estão instalados os ecopontos para que possam depositar os resíduos à saída da praia.

Este ano, as ações procuram, igualmente, sensibilizar a população para a necessidade de cumprimento das medidas de higiene e segurança durante a época balnear para prevenir a propagação da Covid-19.

A primeira ação no âmbito desta campanha realiza-se no dia 5, na praia de Albarquel, que recebe uma nova ação a 25.

A campanha Eco Praias está ainda na Figueirinha no dia 11 e no Creiro a 19.

Em agosto, são dinamizadas ações nos dias 2 e 22 na Praia da Figueirinha, nos dias 8 e 30 no Creiro e a 16 na Praia de Albarquel.