Galeria Municipal do Banco de Portugal | Retábulo do Convento de Jesus | "Primitivos de Setúbal"

A importância do retábulo-mor do Convento de Jesus é abordada numa palestra a realizar no dia 11 de novembro, às 16h00, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, conduzida pela investigadora Vanessa Antunes.


“À sombra do visível: descobertas no estudo do retábulo-mor do Convento de Jesus de Setúbal atribuído à oficina do pintor régio Jorge Afonso”, de entrada gratuita, é o título do encontro, no qual Vanessa Antunes partilha conhecimentos sobre vários aspetos relacionados com esta obra-prima da arte sacra que combina habilidade técnica e profundidade espiritual.

É, igualmente, abordado o papel do retábulo-mor do Convento de Jesus, pintado no século XVI, como testemunho da importância da arte na expressão da fé e da cultura em Portugal durante a época do Renascimento.

Vanessa Antunes é doutorada, desde 2014, em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sobre o tema “Técnicas e Materiais de preparação na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI”.

Esta investigadora integrada do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa encontra-se a fazer um pós-doutoramento, em parceria com o Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa, sobre “Preparar a imagem – transcontextualidade da matéria preparatória no século de ouro da pintura portuguesa”.