18° Muito nublado
Casa da Baía

Um conjunto de workshops que promovem os produtos da região está a decorrer na Casa da Baía, que propõe também uma viagem pelos sabores das mais belas baías do mundo no restaurante, em funcionamento desde 1 de agosto.


A Casa da Baía acolhe a primeira edição do novo programa Setúbal ao Vivo, organizado pela Câmara Municipal, no âmbito do qual decorrem, até 25 de outubro, workshops que visam divulgar e promover os produtos e as artes e saberes da região.

A programação contempla oficinas de culinária, que incluem sempre degustação dos pratos e doces confecionados durante a sessão, e workshops de artesanato, sendo que os participantes podem levar para casa os trabalhos entretanto realizados.

A participação implica inscrição prévia através do contacto telefónico 265 545 010 ou do endereço de correio eletrónico correio.ditur@mun-setubal.pt.

No dia 5, há um workshop de pastéis de nata, entre as 09h30 e as 12h30, dinamizado por Nuno Gil, com o custo de três euros por cada participante, e, a 12, das 10h30 às 13h00, Tiago Catering ensina a fazer feijoada de choco, numa sessão com inscrições a oito euros.

Já Domingos Cruz, da Doces Afetos, ensina a confecionar sortidos de bolos para acompanhar chá, com açúcar, no dia 19, e sem açúcar, a 26, ambos a decorrer entre as 10h00 e as 12h30, com o preço de inscrição de três euros para cada ação.

Ainda em setembro, no dia 22, das 18h00 às 20h00, a formadora Maria Cristina Viegas conduz um workshop sobre Pintura de Azulejos, com o valor de inscrição de dez euros por participante.

Em outubro, o programa contempla workshops de confeção de esses de Azeitão, no dia 3, das 11h00 às 13h00, por Alzira Silva. O valor de inscrição é de seis euros por participante, respetivamente.

No dia 17, o chef Álvaro Santos ensina a cozinhar couve lombarda com farinheira numa sessão a decorrer entre as 15h00 e as 18h00, com o valor de oito euros por pessoa.

O chef Álvaro Santos é também o responsável pela cozinha do restaurante da Casa da Baía, em funcionamento desde o dia 1 de agosto, com um conceito que “alia a inspiração na gastronomia setubalense a pratos tradicionais das mais belas baías do mundo”, explica o responsável.

Bife maturado com Queijo de Azeitão, filete de robalo com molho de caldeirada e a sua massinha, ceviche de peixe com gelado de lagostim e pavlova com morangos e mousse de chocolate branco são alguns dos pratos que podem ser degustados no restaurante Casa da Baía by Álvaro Santos.

Há também opções vegetarianas, como guiozas e risotto, e massas frescas diversas, como tagliatelle com tomate cherry e manjericão, que conduzem a uma viagem pelos sabores do mundo acompanhados por vinhos da região.

As quintas-feiras no restaurante são sempre temáticas e durante o mês de setembro são dedicadas a cada um dos cinco continentes, a começar, no dia 3, pela Ásia. Segue-se, no dia 10, a África, a 17, a Europa, e, por fim, a 24, as Américas.

Aos domingos, a cozinha é conduzida a quatro mãos pelo chef Álvaro Santos e por um chef convidado, que, no próximo dia 6, será Vítor Gonçalves, do restaurante O Malandro, de Lisboa.

Nos domingos a quatro mãos a ementa confecionada pelos dois chefs tem um preço fixo por pessoa de 35 euros, que inclui duas entradas, dois pratos e uma sobremesa.

O restaurante Casa da Baía by Álvaro Santos também se associa aos eventos gastronómicos organizados pela Câmara Municipal de Setúbal para promover produtos da região, como é o caso da Semana da Ostra, a decorrer entre os dias 4 e 13 de setembro.

O objetivo, explica Álvaro Santos, “é ter, pelo menos, um prato na ementa em homenagem ao produto em destaque na semana gastronómica” que, entre 4 e 13 de setembro, será ostra com gelo de rabanete e salicórnia.

O restaurante da Casa da Baía funciona de quarta-feira a domingo, das 19h00 às 00h00.