21° Parcialmente nublado
Semana do Mar e do Pescador 2019 | Almoço-convívio

Uma corrida de botes a remos no Parque Urbano de Albarquel, seguida de um almoço-convívio acompanhado da atuação do grupo musical setubalense Os Alcorrazes, encerrou, no dia 2, a Semana do Mar e do Pescador 2019.


A animação começou pela manhã com a quarta edição da Corrida de Botes a Remos, um dos momentos altos da Mostra de Tradições Marítimas, que decorreu no Parque Urbano de Albarquel durante todos os dias da Semana do Mar e do Pescador, de 23 de maio a 2 de junho.

Em duas provas, uma masculina, na qual participaram quinze embarcações, e outra feminina, com dez, nas quais o espírito competitivo esteve sempre aliado à boa disposição, a força de braços levou os botes a bom porto, após um pequeno percurso ao longo da costa, a que assistiram dezenas de pessoas na margem.

No final, os participantes na corrida, pescadores e familiares participaram num almoço-convívio em que o prato principal foi massa de peixe, confecionada pela Associação Azul Bissexto, que contou com as presenças da vereadora das Atividades Económicas, Eugénia da Silveira, de presidentes de juntas de freguesia e de representantes das várias entidades parceiras.

A festa, que encerrou a Semana do Mar e do Pescador, foi animada com a música do conjunto típico Os Alcorrazes.

Exposições, conferências, oficinas ambientais, passeios fluviais, formação, espetáculos musicais, mostra de tradições marítimas e gastronomia integraram o programa da quarta edição do certame, a maior de sempre com perto de sete dezenas de atividades.

No primeiro fim de semana do evento, dias 25 e 26, realizaram-se cinco passeios a bordo da embarcação municipal Maravilha do Sado, com a participação de mais de três centenas e meia de pessoas.

A Mostra de Tradições Marítimas, no Parque Urbano de Albarquel, com petiscos e música esteve sempre cheia todas as noites e os ateliers sobre tradições marítimas, que se realizaram entre segunda e sexta-feira, alguns em terra e outros a bordo do Maravilha do Sado, contaram com a participação de cerca de três centenas de alunos de escolas do concelho.

Já o Dia Nacional do Pescador, 31 de maio, foi assinalado com a deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.

A Semana do Mar e do Pescador 2019, com organização pela Câmara Municipal de Setúbal, União das Freguesias de Setúbal e juntas de freguesia de São Sebastião e Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, teve como mecenas a Exporsado – Comércio e Indústria de Produtos do Mar, que dinamizou iniciativas de degustação de ostras em vários dias do evento, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Mútua dos Pescadores.

Além da Docapesca, do FOR-MAR, da Associação Família do Mar, da Associação Portuguesa de Aquacultores, da Comunidade Piscatória de Gâmbia e do Instituto Politécnico de Setúbal, o evento conta com as parcerias da Associação Setúbal Pesca, da Associação Azul Bissexto, da SESIBAL, da Eco-Oil e das comissões das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, do Círio de Nossa Senhora da Arrábida e do Círio do Senhor do Bonfim.