Além de rastreios e sessões de esclarecimento junto da população, o programa de atividades contou com uma cerimónia solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em que se falou da importância da hipertensão como fator de risco de doença cardiovascular.

A presidente da Câmara Municipal recebeu, neste encontro ao final da manhã, o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), Fernando Pinto, o coordenador nacional das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão, Francisco Torres, e o secretário-geral da SPH, Manuel Carvalho Rodrigues.

Maria das Dores Meira remeteu para os “especialistas” ali presentes a abordagem ao tema da hipertensão, dando as boas-vindas à organização da iniciativa ao falar da cidade de Setúbal e na sua afirmação como capital da Margem Norte do Sado.

“Se assim o fiz, foi por uma razão simples que, estou certa, todos compreenderão: é que Setúbal é o que mais me acelera o coração”, referiu a autarca.

Problemas cardiovasculares, renais ou coronários são algumas complicações a que estão sujeitas as pessoas com tensão arterial elevada, tema abordado durante a sessão em que estiveram presentes o presidente do Vitória Futebol Clube, Fernando Oliveira, o vice-presidente António Aparício e o ex-treinador do clube sadino José Couceiro.

Ao longo do Dia Mundial da Hipertensão, a iniciativa, organizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, incluiu rastreios da pressão arterial e ações de sensibilização para a população sobre o tema e estilos de vida saudáveis a adotar, num espaço montado na Avenida Luísa Todi.