CLIMAAX - participação do município de Setúbal no Climateurope2 em Veneza

A Câmara Municipal de Setúbal participou num encontro sobre alterações climáticas realizado em Veneza, Itália, com uma apresentação sobre o CLIMAAX, projeto europeu de resiliência climática que Setúbal integra como município-piloto.


O Festival Climateurope2, realizado nos dias 11, 12 e 13 de março, enquadra-se num projeto financiado pela União Europeia e coordenado pelo Centro Nacional de Supercomputação de Espanha (BSC-CNS), que visa desenvolver procedimentos e recomendações de standardização dos serviços climáticos.

O programa contempla diversas sessões plenárias e debates sobre temas relacionados com a missão da União Europeia para as alterações climáticas, designadamente como explorar a adaptação efetiva e criar resiliência através da utilização de serviços climáticos.

O município de Setúbal participou numa sessão realizada no dia 11 de março, na qual a chefe do Gabinete de Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental, Cristina Coelho, deu a conhecer o projeto CLIMAAX – CLIMAte risk and vulnerability Assessment framework and toolboX e o principal risco que já trabalhou no âmbito deste projeto, concretamente as cheias rápidas.

Setúbal é um dos cinco municípios europeus e o único português a participar neste projeto lançado em janeiro de 2023 em Delft, Países Baixos, no âmbito da Missão de Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia.

O CLIMAAX baseia-se em estruturas, métodos e ferramentas de avaliação de risco existentes e promove o uso de conjuntos de dados e plataformas de serviços para implantação em escala local e regional, apoiado por um quadro robusto e coordenado de avaliações de risco consistentes, harmonizadas e comparáveis.

O projeto procura desenvolver um novo conjunto de ferramentas e serviços, com prioridade ao desenvolvimento da acessibilidade, orientação, sintonia com os contextos locais, interpretação e aceitação pelas autoridades representativas da gestão do risco de desastres e da proteção civil.

No âmbito do “CLIMAAX – CLIMAte risk and vulnerability Assessment framework and toolboX”, o município setubalense pode ter acesso a recursos financeiros e analíticos e apoio prático para desenvolver e melhorar o plano regional de riscos climáticos e de emergência.