Parque Urbano da Várzea

Uma campanha da associação do consumidor DECO para avaliação, em diferentes parâmetros, da preparação dos municípios portugueses em virtude da problemática das alterações climáticas destaca a prestação de Setúbal em matéria de informação disponibilizada online aos munícipes.


O estudo, divulgado recentemente, coloca Setúbal no restrito leque de onze municípios avaliados com a classificação de “bom” no que respeita à informação disponibilizada nas páginas de internet sobre medidas e ações conduzidas localmente para adaptação às alterações climáticas.

Setúbal, Cascais, Faro, Leiria, Lisboa, Loulé, Mafra, Maia, Porto, Torres Vedras e Viana do Castelo são os onze, de um total de 308 municípios portugueses, que obtiveram a classificação no âmbito desta campanha divulgada a 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

A prestação das autarquias nos conteúdos disponibilizados online incidiu em cinco parâmetros, concretamente impacte das alterações climáticas, medidas implementadas, pegada ecológica, plano de adaptação às alterações climáticas e informação disponível sobre os planos.

O município de Setúbal, além de um conjunto de páginas dedicadas a diferentes matérias ambientais, incluindo alterações climáticas, disponibilizadas no separador “Ambiente” do portal da autarquia, criou um site específico, o “Setúbal em Bom Ambiente”.

O estudo realizado pela DECO conclui que “93 por cento dos sites dos municípios não informam sobre as suas medidas e que 83 por cento não têm informação sobre as vulnerabilidades climáticas do município, os impactos já ocorridos e as projeções climáticas que já afetam ou afetarão o concelho”.

Os resultados deste estudo, o qual resulta da 26.ª Conferência das Nações Unidas, podem ser consultados na página daquela associação do consumidor, nesta ligação.