O “Portugal City Brand Ranking”, realizado pela primeira vez pela Bloom Consulting, empresa de consultoria que analisa anualmente mais de 220 países em todo o mundo, pretende mapear e compreender a procura de cada investidor, turista e cidadão tendo em linha de conta a atratividade de determinado município português.

Setúbal aparece no 13.º lugar no Top 25 Nacional, com Lisboa no primeiro posto e Castelo Branco na 25.ª posição.

O estudo, elaborado com base nos dados estatísticos sobre a economia, o turismo e a demografia, recolhidos junto do Instituto Nacional de Estatística, da Associação Nacional de Municípios Portugueses e do portal Pordata, permite, com base no desempenho e eficácia da estratégia na captação de investidores, turistas e novos residentes, avaliar a “marca” (“branding”) de cada município.

A metodologia do “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” assenta em seis dimensões, embora o estudo agora publicado incida apenas em três – Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento) –, aqueles que se aproximam mais da realidade dos 308 municípios portugueses.

A medição do desempenho socioeconómico dos municípios portugueses é feita através de cálculos percentuais nas dimensões Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento), tendo como principais indicadores o número de empresas, dormidas e população.

Outros indicadores dentro dos três objetivos são os rácios de empresas e de dormidas por habitante e o número de habitantes por centros de saúde e de estabelecimentos de ensino superior por cada 10 mil habitantes.

Posicionado no 13.ª lugar entre os 308 municípios, Setúbal coloca-se no 14.º posto no que respeita à área dos negócios, no 24.º a visitar e em 13.º para viver.

Quanto à análise regional, Setúbal encontra-se em quinto lugar entre os 18 municípios de “Lisboa”, ficando em terceiro nos Negócios (Investimento), em sétimo no Visitar (Turismo) e em quinto para Viver (Talento).

O ranking do espaço correspondente à Área Metropolitana de Lisboa, a região que obtém melhor desempenho a nível nacional, é liderado por Lisboa, seguindo-se Oeiras, Cascais, Sintra e Setúbal. Em último está o concelho da Moita.

A metodologia da Bloom Consulting vai mais longe em termos de objetivos essenciais. Além do fator atrativo nas áreas Negócios, Visitar e Viver, indica outras três dimensões que considera determinantes para a gestão estratégica de cada município. São elas o aumento de orgulho, o aperfeiçoamento da diplomacia pública e o crescimento das exportações, não apresentadas neste ranking porque, indica o estudo, não é possível medi-las de forma tangível.

A empresa destaca que este é o primeiro estudo do género realizado em Portugal baseado exclusivamente em critérios objetivos, através de dados estatísticos concretos. “Tradicionalmente, estes resultados eram medidos pelas perceções e nível de felicidade através de inquéritos de opinião públicos. Contudo, através das novas ferramentas desenvolvidas pela Bloom Consulting, é possível medir com mais precisão o impacte das estratégias de ‘branding’, uma vez que, além de ter em conta os interesses do público-alvo de cada região, mede o impacte económico de cada estratégia implementada.”