Vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, no Fórum Europeu de Resiliência Urbana 2023, em Cascais

A Câmara Municipal participou no Fórum Europeu de Resiliência Urbana 2023, em Cascais, no qual mais de 350 participantes de 44 países definiram caminhos para uma transformação resiliente na Europa e no mundo.


O EURESFO 2023, realizado no final de outubro, reuniu durante três dias representantes municipais, da academia, de organizações comunitárias, da Comissão Europeia e das Nações Unidas, contando com mais de 40 sessões e workshops, dinamizados por mais de 100 palestrantes e moderadores, sobre as alterações climáticas e a urgência de preparar os territórios para os eventos extremos que são cada vez mais frequentes.

O painel de abertura contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, que aprofundou as questões da adaptação às alterações climáticas no território de Setúbal.

Carla Guerreiro destacou a adesão do município ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, em 2015, a participação na construção do plano de adaptação climática da Área Metropolitana de Lisboa e a participação no projeto CLIMAXX enquanto um dos cinco territórios-piloto.

Um dos principais desafios apontados pela autarca é o das inundações rápidas no centro de Setúbal, um problema antigo e agravado pelas alterações climáticas, tendo o município investido mais de três milhões de euros na construção de bacias de retenção de cheias e apostado na vegetação autóctone e na proteção da biodiversidade existente.

Setúbal também marcou presença numa sessão paralela que explorou os impactes das alterações climáticas, onde os convidados trocaram conhecimentos e ideias sobre o passado e o futuro da resiliência nas suas regiões.