Na sessão, com início às 17h00 locais, menos uma em Portugal, marcam presença representantes de todas as cidades e capitais europeias de 2016, distinção feita pela ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto.

A comitiva setubalense, liderada pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, inclui o vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina, e a madrinha Rosa Mota.

A abertura da cerimónia cabe a Santiago Fisas e Andrey Kovatchev, do Parlamento Europeu, de Jens Nymand Christensen, da Comissão Europeia, e de Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europe.

Depois de uma sessão relacionada com o impacte social e económico das capitais europeias do desporto, por representantes de Logronho, Espanha, e de Antuérpia, Bélgica, decorre a cerimónia de entrega da bandeira, com apresentação do secretário-geral das ACES Europe, Hugo Alonso.

A comitiva setubalense apresenta, após a cerimónia oficial, numa outra sala, o programa da Cidade Europeia do Desporto, direcionada a deputados do Parlamento Europeu.

A decisão de atribuir a Setúbal este título foi conhecida a 11 de julho, numa conferência de imprensa em que o presidente da ACES Europe destacou o potencial desportivo local, em termos de recursos naturais e equipamentos, e a aposta no conceito de “desporto para todos”.

O estatuto de Cidade Europeia do Desporto pretende incentivar o desenvolvimento da vertente competitiva e a promoção do desporto informal e de estilos de vida saudáveis.